Liturgia Diária – 31º Domingo do Tempo Comum (30/10/2022)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária do 31º Domingo do Tempo Comum, 30 de outubro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária Católica em nosso site. Acompanhe o Evangelho comentado de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Sabedoria 11, 22-12, 2

Leitura do Livro da Sabedoria:

Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota de orvalho da manhó que cai sobre a terra. 23Entretanto, de todos tens compaixão, porque tudo podes. Fecha os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam. 24Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste; porque, se odiasses alguma coisa não a terias criado. 25Da mesma forma, como poderia alguma coisa existir, se não a tivesses querido? Ou como poderia ser mantida, se por ti não fosse chamada? 26A todos, porém, tu tratas com bondade, porque tudo é teu, Senhor, amigo da vida, 12,1O teu espírito incorruptível está em todas as coisas! 2É por isso que corriges com carinho os que caem e os repreendes, lembrando-lhes seus pecados, para que se afastem do mal e creiam em ti, Senhor.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 144 (145)

Bendirei eternamente vosso nome; para sempre, ó Senhor, o louvarei!

– Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.

– Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

– O Senhor é amor fiel em sua palavra, dé santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

2ª Leitura

Segunda leitura: Tessalonicenses 1, 11-2, 2

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

Irmãos: 11Não cessamos de rezar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé. 12Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. 2,1No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19, 1-10

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Deus o mundo tanto amou, que seu Filho o entregou! Quem no Filho crê e confia, nele encontra eterna vida! (Jo 3,16)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: ‘Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.’ 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: ‘Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!’ 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: ‘Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.’ 9Jesus lhe disse: ‘Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Zaqueu estava em cima de uma árvore. Por quê? Praticamente falando, ele estava em cima de uma árvore porque era baixo e queria ver Jesus enquanto Jesus passava. Mas o simbolismo revela um significado muito maior.

A primeira coisa que devemos notar é que Zaqueu era um homem rico e respeitado. Aos olhos do mundo, ele foi bem sucedido. Mas, apesar de sua riqueza, parece que faltava algo. Ele ouviu falar de Jesus e desejou conhecê-lo. Esta passagem é fascinante porque deve ter sido uma visão incomum ver um homem rico e bem-sucedido subindo em uma árvore na presença de uma grande multidão. Na verdade, era tão incomum que Jesus imediatamente percebeu.

Jesus também notou Zaqueu por causa de algo muito mais significativo do que um homem adulto subindo em uma árvore. Zaqueu foi notado por Jesus principalmente porque Jesus foi capaz de perceber o desejo e a abertura de seu coração. Zaqueu, este homem rico e bem sucedido, estava faltando algo e ele estava zeloso para obtê-lo. Ele ansiava por Jesus e esse desejo é cumprido pela compaixão de nosso Senhor.

Independentemente de você ser ou não “bem-sucedido” do ponto de vista mundano, é essencial que você também reconheça o desejo não realizado do seu coração. Esse “desejo não realizado” refere-se a qualquer forma de Deus não ser totalmente o centro de sua vida. Algumas pessoas tentam realizar esse desejo de muitas maneiras mundanas. Mas aqueles que são como Zaqueu perceberão que Jesus é a resposta. E quando alguém reconhece esse fato, fará tudo o que for necessário para vê-lo e estar com ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Reflita, hoje, sobre uma pergunta simples: Até onde estou disposto a ir para ver Jesus? Você está disposto a fazer qualquer coisa para vê-lo, ouvi-lo e estar com ele? Pode ser necessário um ato de humildade e você pode ter que agir de maneira radical. Fazer isso chamará o coração de nosso Senhor e Ele responderá a você com muita generosidade, assim como fez com Zaqueu.

Oração do Dia

Senhor, desejo escolher-Te acima de todas as coisas. Que eu nunca seja atraído pelas coisas deste mundo mais do que sou atraído por Ti. Aumente meu desejo por Ti e me dê a coragem que preciso para ser sempre fiel a Ti. Eu te amo, querido Senhor. Por favor, aumente meu amor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações da igreja, além de outros momentos como em Grupos de Orações por exemplo.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é a missa de domingo. Neste dia, os católicos devem ir à missa para cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica que diz “Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda”.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo em uniformidade com Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de palavras, gestos ou sinais.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *