Liturgia Diária – Quinta-feira da Oitava da Páscoa (21/04)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária de Quinta-feira da Oitava da Páscoa, 21 de abril de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 3,11-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 11como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado “Pórtico de Salomão”.

12Ao ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: “Israelitas, por que vos espantais com o que aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade? 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo.

14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 16Graças à fé no nome de Jesus, este Nome acaba de fortalecer este homem que vedes e reconheceis. A fé que vem por meio de Jesus lhe deu perfeita saúde na presença de todos vós.

17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado.

21No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela boca de seus santos profetas. 22Com efeito, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre vossos irmãos, um profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23Quem não der ouvidos a esse profeta, será eliminado do meio do povo’.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

24E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. 25Vós sois filhos dos profetas e da aliança, que Deus fez com vossos pais, quando disse a Abraão: ‘Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra’. 26Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vós, para vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 8)

— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Perguntamos: “Senhor, que é o homem para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”

— Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:

— As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 24,35-48)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”

37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

“Incrédulo de alegria!” Que ótima descrição da reação dos discípulos a Jesus! Ser “incrédulo” significa que os discípulos não tinham certeza em que acreditar. Eles hesitavam em acreditar no que estavam vendo. Ali estava Jesus, a quem eles viram crucificado, de pé diante deles com as feridas nas mãos e nos pés. Ele estava conversando com eles e pediu algo para comer. Eles estavam em um pouco de choque, descrença e incerteza.

Mas a descrição diz que eles estavam incrédulos “de alegria!” É como se eles estivessem esperando para explodir de alegria, eles queriam experimentar alegria no que estavam vendo, mas algo os estava segurando. Tudo parecia bom demais. Era verdade? Será que Jesus realmente venceu a morte e voltou com eles?

Essa reação dos discípulos revela uma experiência que todos nós temos às vezes quando convidados por Deus a entrar em Sua glória e graça. Muitas vezes, quando Deus nos convida para mais perto de Si, quando Ele nos convida a experimentar a alegria de Sua Ressurreição, reagimos com hesitação. Podemos achar difícil realmente nos permitir experimentar a realidade da Ressurreição em nossas vidas.

Isso pode acontecer por muitos motivos. O desânimo é uma das causas de nossa hesitação em abraçar plenamente a Ressurreição. Os discípulos ficaram profundamente desanimados com a morte de Jesus. E agora que Ele havia ressuscitado, e estava ali diante deles, eles estavam hesitantes em abandonar aquele desânimo que eles deixaram tomar conta.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

Da mesma forma, podemos facilmente deixar que o peso do mundo, nosso pecado ou os pecados dos outros cheguem até nós. Podemos ficar com raiva ou aborrecidos e nos encontrarmos pensando nos problemas aparentes que enfrentamos. Alegrar-se na Ressurreição significa desviar os olhos dessas coisas e olhar atentamente para as realidades nas quais Deus quer que nos concentremos. Não adianta ficar desanimado com os muitos problemas que surgem em nosso caminho. Em vez disso, nosso Senhor está nos chamando regularmente para olhar além deles para algo maior. Ele está nos chamando para olhar para a Sua vitória! Olhar para Sua vitória é libertador e produz uma fé incrível em nossas vidas. E essa fé no Ressuscitado terá o efeito de uma alegria maravilhosa que Deus quer que tenhamos.

Reflita, hoje, sobre sua própria reação à realidade da Ressurreição de nosso Senhor. Passe algum tempo hoje contemplando o Senhor Ressuscitado. Veja Sua vitória. Olhe para a Sua glória. Olhe para Aquele que o chama a uma fé profunda. Com os olhos fixos nEle, tudo o mais que o tenta ao desânimo simplesmente desaparece.

Oração do Dia

Meu Senhor ressurreto, quero olhar para Ti. Eu quero ver Teu esplendor e glória. Eu quero ver Você ressuscitado dos mortos e ter grande alegria e deleite nesta realidade. Ajude-me, querido Senhor, a experimentar a incrível alegria que vem de conhecer Você, nosso Senhor Ressuscitado. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *