Liturgia Diária – Sexta-feira da Oitava da Páscoa (22/04)

Liturgia Diária de Sexta-feira da Oitava da Páscoa, 22 de abril de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 4,1-12)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 2Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus.

3Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 4Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil.

5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 6Estavam presentes o sumo Sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: “Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?”

8Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular.

12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 117,1-27a)

— A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!”

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

— “A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!

— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 21,1-14)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.

3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.

8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.

11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Todo pescador adoraria ter a experiência que Jesus ofereceu aos Apóstolos na passagem acima. Os Apóstolos estavam pescando a noite toda e não pegaram nada. Então, de manhã, Jesus apareceu na praia, mas eles não perceberam que era Ele. Ele então lhes deu um comando simples para lançarem a rede do lado direito do barco. E eles pegaram tantos peixes que não conseguiram puxá-los. Que pesca emocionante!

Essa pescaria foi muito mais do que um favor de Jesus para ajudá-los em seu trabalho. Era altamente simbólico. O simbolismo central é que Jesus estava dando aos apóstolos um novo chamado. Eles não estariam mais pescando apenas peixes, mas agora pescando almas. E a parte importante é que, se tentassem fazer isso por seus próprios esforços, sairiam de mãos vazias. Se, no entanto, eles fizessem isso por ordem do Senhor, à Sua maneira, dentro do Seu tempo, então seus esforços produziriam uma abundância de bons frutos. Mais do que eles poderiam imaginar!

Este milagre de Jesus começa a revelar aos Apóstolos (e a nós) o mandamento que vem para evangelizar o mundo. Essa revelação vem depois de Sua Ressurreição, quando Jesus dá Suas instruções finais aos Apóstolos para que cumpram Sua missão de salvação. Devemos ver neste milagre nosso próprio chamado para espalhar as Boas Novas. E devemos ver neste milagre a ordem de espalhar as Boas Novas somente por ordem de Jesus, à Sua maneira e dentro do Seu tempo.

Às vezes, os cristãos tendem a ter muitas ideias “boas” para espalhar o Evangelho. Mas a chave é nos humilhar diante de Deus e perceber que somos incapazes de espalhar as Boas Novas do Evangelho a menos que o Senhor esteja mostrando o caminho e dando a direção. Isso nos diz que devemos esperar nele e deixá-lo falar. Devemos ouvir a Sua voz e responder apenas quando Ele lidera. A evangelização é uma resposta a Jesus e não algo que fazemos por nosso próprio esforço. Esta é a mensagem central deste evento milagroso.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Terça-feira (26/03/2024)

Enquanto continuamos nossa celebração do Dia da Páscoa, é um bom momento para cada um de nós refletir sobre nossa própria responsabilidade de evangelizar. Todos nós temos um chamado para participar desta obra de Jesus. Ela assumirá diferentes formas para cada um de nós, de acordo com nossa vocação e missão. Mas a verdadeira questão é esta: “Estou respondendo ao chamado de Jesus para evangelizar da maneira que Ele está me orientando?” Esta é uma importante questão. Devemos saber que a missão particular que Jesus nos dá não é confiada a mais ninguém. E Ele quer nos usar.

Reflita, hoje, sobre este mandamento que nosso Senhor deu aos Apóstolos e ouça-O falar este mesmo mandamento para você, chamando-o a “pescar almas” de acordo com Sua santa vontade. Deixe o Senhor falar com você esta semana e esteja aberto à Sua direção. Deus quer usar você, então certifique-se de deixá-lo!

Oração do Dia

Meu Senhor comandante, quero ser usado por Ti. Eu quero evangelizar de acordo com a Tua vontade. Ajude-me a responder com confiança ao chamado e ajude-me a ouvir sinceramente a direção que você dá. Usa-me, querido Senhor, para salvar muitas almas para o Teu Reino. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.