Liturgia Diária – Quinta-feira depois da Epifania do Natal (06/01)

Liturgia Diária de quinta-feira, 6 de janeiro de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura, Salmo do Dia e Evangelho. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Jo 4,19-5,4)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 19quanto a nós, amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas, entretanto, odeia o seu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 21E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.

5,1Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu. 2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 71)

— As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Há de livrá-los da violência e opressão, pois vale muito o sangue deles a seus olhos! Hão de rezar também por ele sem cessar, bendizê-lo e honrá-lo cada dia.

Leia mais:  Evangelho do Dia - Quarta-feira, 28ª Semana do Tempo Comum, 13/10/2021

— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 4,14-22a)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Leia mais:  Evangelho do Dia – Sábado Santo, 03/04/2021

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus tinha acabado de chegar a Nazaré, onde havia crescido, e entrou na área do Templo para ler as Escrituras. Ele leu a passagem de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para levar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar a liberdade aos cativos e a recuperação da visão aos cegos, para libertar os oprimidos e para proclamar um ano aceitável ao Senhor.” Depois de ler isso, Ele se sentou e proclamou que essa profecia de Isaías foi cumprida.

A reação das pessoas de Sua cidade é interessante. Todos eles “falaram muito bem dele e ficaram maravilhados com as palavras graciosas que saíram de sua boca”. Pelo menos, esta é a reação inicial. Mas se continuarmos lendo, veremos que Jesus desafia as pessoas e, como resultado, elas ficam cheias de fúria e tentam matá-lo ali mesmo.

Muitas vezes, temos as mesmas reações a Jesus. No início, podemos falar bem dele e recebê-lo graciosamente. Por exemplo, no Natal podemos cantar canções de natal e celebrar Seu aniversário com alegria e festividades. Podemos ir à igreja e desejar às pessoas um Feliz Natal. Podemos montar uma manjedoura e decorá-la com símbolos cristãos de nossa fé. Mas quão profundo é tudo isso? Às vezes, as celebrações e tradições do Natal são apenas superficiais e não revelam nenhuma profundidade verdadeira de convicção ou fé cristã. O que acontece quando esse precioso Menino Jesus fala palavras de verdade e convicção? O que acontece quando o Evangelho nos chama ao arrependimento e à conversão? Qual é a nossa reação a Cristo nesses momentos?

Leia mais:  Liturgia Diária - Quinta-feira, 20ª Semana do Tempo Comum, 19/08/2021

À medida que avançamos na última semana de nossa época de Natal, reflita, hoje, sobre o fato de que a pequena criança que homenageamos no Natal cresceu e agora nos fala palavras de verdade. Reflita se você está ou não disposto a honrá-Lo não apenas quando criança, mas também como o Profeta de toda a Verdade. Você está disposto a ouvir toda a Sua mensagem e recebê-Lo com alegria? Você está disposto a permitir que Suas palavras de verdade penetrem em seu coração e transformem sua vida?

Oração do Dia

Senhor, amo-te e desejo que tudo o que falaste penetre no meu coração e me conduza a toda a verdade. Ajude-me a aceitá-lo não apenas como uma criança nascida em Belém, mas também como o grande Profeta da Verdade. Que eu nunca fique ofendido com as palavras que você fala e que eu esteja sempre aberto ao Seu papel profético em minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 3ª Semana Comum, Terça-feira (25/01) – Conversão de São Paulo

Liturgia Diária – 3ª Semana Comum, Segunda-feira (24/01)

Liturgia Diária – 3º Domingo do Tempo Comum (23/01)

Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Sábado (22/01)

Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Sexta-feira (21/01) – Santa Inês

Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Quinta-feira (20/01) – São Sebastião

Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Quarta-feira (19/01)

Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Terça-feira (18/01)

Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Segunda-feira (17/01)

Liturgia Diária – 2º Domingo do Tempo Comum (16/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Sábado (15/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Sexta-feira (14/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Quinta-feira (13/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Quarta-feira (12/01)

Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Terça-feira (11/01)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.