Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – Sexta-feira depois da Epifania do Natal (07/01)

Liturgia Diária de sexta-feira, 7 de janeiro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Jo 5,5-13)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.

9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.

13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

Leia mais:  Liturgia Diária - sábado, 05/09/2020

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 147)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 5,12-16)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.

15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.

Leia mais:  Liturgia Diária - quarta-feira, 04/11/2020

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Mais uma vez, temos a imagem de prostrar-se diante de nosso Senhor. Desta vez é por um leproso. Mas apenas na semana passada, enquanto celebrávamos a Epifania, nos lembramos dos três Reis Magos do Oriente que também vieram adorar a Cristo e prostraram-se diante Dele.

Talvez todos nós gostaríamos de nos ver como os Magos, vindo em busca de Cristo como indivíduos de prestígio e admirados por outros na sociedade. Os Magos certamente seriam vistos dessa forma. No entanto, não devemos deixar de nos ver também como semelhantes a este leproso que veio a Jesus em sua fraqueza e fragilidade, prostrando-se diante de nosso Senhor implorando por misericórdia. Não, podemos não ter lepra, literalmente, mas todos vamos a Jesus enfermos e necessitando de Sua misericórdia e toque de cura.

Observe o que Jesus fez. Ele “estendeu Sua mão, tocou-o” e então o curou. Jesus não hesitou, não tratou o leproso com desdém, nem lhe faltou o mínimo de compaixão. Jesus imediatamente derramou Sua graça curadora na vida do leproso.

Ao nos aproximarmos da conclusão do tempo de Natal com a celebração do Batismo do Senhor, devemos ser lembrados de que todos nós fomos tocados por Cristo no Batismo. Este “toque” continua ao longo de nossas vidas. É um toque que santifica e transforma. É um toque que cura e consola. Permita-se experimentar a misericórdia de Jesus indo a Ele com humildade ao reconhecer sua necessidade da graça. Não tenha medo de se abandonar diante Dele, sabendo com certeza que Ele não hesitará por um momento em estender a mão e oferecer a você a abundância de Sua misericórdia.

Leia mais:  Evangelho do Dia – Sexta-feira, 27ª Semana do Tempo Comum, 08/10/2021

Oração do Dia

Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Se quiser, pode me curar, me perdoar, me fortalecer e me amar. Agradeço antecipadamente porque sei que deseja e escolhe abençoar-me nestas e em todas as outras formas de que preciso. Obrigado por sua misericórdia e graça e obrigado por me aceitar em minha fraqueza. Eu te amo, meu Senhor, e escolho prostrar-me prostrada diante de ti em amor e adoração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.