Liturgia Diária – Santa Inês, virgem e mártir, Sábado (21/01/2023)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 21 de janeiro de 2023.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho do Dia dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Primeira Leitura, Evangelho do dia, Salmo e Homilia do Evangelho de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Hb 9,2-3.11-14)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 2foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Atrás da segunda cortina, havia outra tenda, chamada o Santo dos Santos. 11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santificam e realizam a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 46(47)

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra!

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor, subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 3,20-21)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14b)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Quando você considera os sofrimentos de Jesus, provavelmente seus pensamentos primeiro se voltam para a crucificação. A partir daí, você pode pensar sobre Sua flagelação na coluna, o carregamento da Cruz e os outros eventos que ocorreram desde o momento de Sua prisão até Sua morte. No entanto, houve muitos outros sofrimentos humanos que nosso Senhor suportou para o nosso bem e o bem de todos. A passagem do Evangelho acima nos apresenta uma dessas experiências.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Embora a dor física seja bastante indesejável, há outros sofrimentos que podem ser igualmente difíceis de suportar, se não mais difíceis. Um desses sofrimentos é ser mal interpretado e tratado por sua própria família como se você estivesse louco. No caso de Jesus, parece que muitos de sua família extensa, sem incluir sua própria mãe, é claro, criticaram Jesus abertamente. Talvez eles estivessem com ciúmes Dele e tivessem algum tipo de inveja, ou talvez estivessem envergonhados por toda a atenção que Ele estava recebendo. Seja qual for o caso, está claro que os próprios parentes de Jesus tentaram impedi-lo de ministrar às pessoas que ansiavam profundamente por estar com ele. Alguns membros de sua família extensa inventaram a história de que Jesus estava “fora de si” e tentou acabar com sua popularidade.

A vida familiar deveria ser uma comunidade de amor, mas para alguns torna-se uma fonte de tristeza e mágoa. Por que Jesus se permitiu suportar esta forma de sofrimento? Em parte, para poder se relacionar com todo e qualquer sofrimento que você suporta em decorrência de sua própria família. Além disso, Sua perseverança também redimiu essa forma de sofrimento, tornando possível para sua família ferida compartilhar dessa redenção e graça. Assim, quando você se voltar para Deus em oração com suas lutas familiares, será consolado em saber que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus, o Filho Eterno de Deus, compreende seu sofrimento a partir de Sua própria experiência humana. Ele conhece a dor que muitos membros da família sentem por experiência própria. E Ele é capaz de olhar para cada família que sofre com a maior compaixão para dar a cada pessoa que pede a graça de que necessita não só para suportar esse sofrimento, mas também para usá-lo para o bem e para a glória de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Reflita, hoje, sobre como você precisa entregar alguma mágoa em sua própria família a Deus. Volte-se para o nosso Senhor que compreende plenamente suas lutas e convide Sua presença poderosa e compassiva em sua vida para que Ele possa transformar tudo o que você suporta em Sua graça e misericórdia.

Oração do Dia

Meu misericordioso Senhor, Você suportou muito neste mundo, incluindo a rejeição e o ridículo daqueles em Sua própria família. Eu ofereço a Ti minha própria família e especialmente a dor que está presente. Por favor, venha resgatar todas as lutas familiares e trazer cura e esperança para mim e para todos aqueles que mais precisam. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum na antiguidade, mas depois dos séculos VIII e IX é que a liturgia passou a ser usada pela igreja grega e fazendo parte da igreja católica também.

A Liturgia Diária é utilizada nas missas e existe uma liturgia diferente para cada dia do ano. A Liturgia Diária é composta por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Mas em alguns dias, também podem ter duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *