Liturgia Diária – Santa Isabel da Hungria, Quinta-feira (17/11/2022)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 17 de novembro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Apocalipse 5, 1-10

Leitura do livro do Apocalipse:

Eu, João, 1vi um livro na mão direita daquele que estava sentado no trono. Era um rolo escrito por dentro e por fora, e estava lacrado com sete selos. 2Vi então um anjo forte, que proclamava em voz alta: “Quem é digno de romper os selos e abrir o livro?” 3Ninguém no céu nem na terra nem debaixo da terra era digno de abrir o livro ou de ler o que nele estava escrito. 4Eu chorava muito, porque ninguém foi considerado digno de abrir ou de ler o livro. 5Um dos anciãos me consolou: “Não chores! Eis que o Leão da tribo de Judá, o Rebento de Davi, saiu vencedor. Ele pode romper os selos e abrir o livro”. 6De fato, vi um Cordeiro. Estava no centro do trono e dos quatro Seres vivos, no meio dos Anciãos. Estava de pé como que imolado. O Cordeiro tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra.7Então, o Cordeiro veio receber o livro da mão direita daquele que está sentado no trono. 8Quando ele recebeu o livro, os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Todos tinham harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.9E entoaram um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e abrir seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue adquiriste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 10Deles fizeste para o nosso Deus um reino de sacerdotes. E eles reinarão sobre a terra”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sábado (13/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 149

Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

– Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

R: Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.

– Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

R: Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19, 41-44

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94, 8)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42″Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3º Domingo da Páscoa (14/04/2024)

– Palavra da salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

É difícil saber exatamente o que Jesus sabia sobre o futuro do povo de Jerusalém. Mas sabemos, a partir desta passagem, que Seu conhecimento O fez chorar de tristeza. Aqui estão alguns pontos sobre os quais meditar.

Primeiro, é importante ver a imagem de Jesus chorando. Dizer que Jesus chorou implica que não foi apenas uma pequena tristeza ou desapontamento. Em vez disso, implica uma tristeza muito profunda que o levou a lágrimas muito reais. Então comece com essa imagem e deixe-a penetrar.

Em segundo lugar, Jesus estava chorando sobre Jerusalém porque, ao se aproximar e ter uma boa visão da cidade, imediatamente percebeu o fato de que tantas pessoas iriam rejeitá-lo e à sua visita. Ele veio trazer-lhes o dom da salvação eterna. Infelizmente, alguns ignoraram Jesus por indiferença, enquanto outros ficaram furiosos com Ele e buscaram Sua morte.

Terceiro, Jesus não estava apenas chorando por Jerusalém. Ele também estava chorando por todas as pessoas, especialmente por aqueles de Sua futura família de fé. Ele chorou, em particular, pela falta de fé que Ele podia ver que tantos teriam. Jesus estava profundamente ciente desse fato e isso O entristeceu profundamente.

Reflita, hoje, sobre a séria tentação que todos enfrentamos de sermos indiferentes a Cristo. É fácil para nós ter um pouco de fé e nos voltarmos para Deus quando isso é vantajoso para nós. Mas também é muito fácil ficar indiferente a Cristo quando as coisas na vida parecem estar indo bem. Caímos facilmente na armadilha de pensar que não precisamos nos entregar diariamente a Ele da maneira mais completa possível. Elimine qualquer indiferença para com Cristo hoje e diga a Ele que você quer servir a Ele e à Sua santa vontade de todo o seu coração.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (12/04/2024)

Oração do Dia

Senhor, imploro a Ti que elimines toda indiferença do meu coração. Enquanto você chora pelo meu pecado, que essas lágrimas me lavem e me limpem para que eu possa me comprometer totalmente com você como meu Divino Senhor e Rei. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *