Liturgia Diária – Santa Maria Madalena – Festa | Terça-feira (22/07/2025)

Liturgia Diária de Terça-feira, 22 de julho de 2025.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Ct 3,1-4a)
Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos
Eis o que diz a noiva: 1 “Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 2 Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 3 Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. ‘Vistes porventura o amor de minha vida?’ 4a E logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Ou:
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios (2Cor 5,14-17)
Irmãos, 14 o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 15 De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 62 (63)
– A minh’alma tem sede de vós, Senhor!
– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!
– Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.
– Quero, pois vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!
– Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.
Evangelho do Dia
Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Responde-nos, ó Maria, no teu caminho o que havia? Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 11 Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12 Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14 Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15 Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16 Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). 17 Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Neste emocionante relato do Evangelho segundo João, somos convidados a caminhar com Maria Madalena no alvorecer do primeiro dia da semana, envoltos por uma atmosfera de dor, silêncio e busca. Ela vai ao túmulo de Jesus movida pelo amor e pela saudade, mas se depara com algo inesperado: a pedra removida e o corpo ausente. Esse vazio, que a princípio representa a ausência e a perda, será o lugar do reencontro e da revelação mais profunda.
O pranto de Maria diante do túmulo revela sua entrega total ao Senhor. Mesmo sem entender o que havia acontecido, ela permanece ali, no limiar da fé, movida por uma fidelidade que ultrapassa a lógica. Sua dor é acolhida por dois anjos que lhe perguntam o motivo do choro, e, em seguida, pelo próprio Jesus, que se manifesta de forma delicada, chamando-a pelo nome. Ao ouvir “Maria!”, ela o reconhece: é o Mestre, vivo, ressuscitado, presente.
Este momento é profundamente simbólico. Jesus não se revela em grandiosidade, mas com ternura e intimidade. Ele chama pelo nome, pois conhece a história, o coração, as dores e esperanças de cada um. E é justamente nesse chamado pessoal que se dá a experiência pascal: encontrar o Ressuscitado que transforma o luto em missão, o pranto em proclamação.
Maria, que buscava um corpo, encontra um Deus vivo. Ela, que pensava estar diante de um jardineiro, se vê diante do Senhor da vida. E é a ela, uma mulher, que Jesus confia a primeira anunciação da ressurreição, tornando-a apóstola dos apóstolos. Ela corre para anunciar: “Eu vi o Senhor!” — uma proclamação que ecoa até hoje em todos aqueles que, como ela, encontraram sentido e vida nova em Cristo.
Esta passagem nos convida a permanecer firmes em nossa busca por Deus, mesmo quando tudo parece ausente ou perdido. É no silêncio do coração fiel que Cristo Ressuscitado se revela. Que possamos reconhecer Sua presença nas pequenas manifestações de amor e esperança e também nos deixemos enviar como Maria, com a alegria de quem viu o Senhor e quer partilhar essa certeza com o mundo.
Oração do Dia
Meu exaltado Senhor, que eu me apegue a Ti como Tu te apegas a mim. Que meu coração, mente e alma sejam Teus. Vem viver em mim para que eu possa viver em Ti. Entrego minha vida a Ti, querido Senhor, ajuda-me a oferecer-Te tudo o que sou. Jesus, eu confio em Vós.
0 Comentários