Liturgia Diária – Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja – Memória, Quinta-feira (07/12/2023)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 7 de dezembro de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e oração do dia para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 26,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1 Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2 Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3 firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4 Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5 Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6 Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 117 (118)

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.

— Dai graças ao Senhor porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos do mundo!”

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 7,21.24-27)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto! (Is 55,6)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

É assustador pensar naqueles de quem Jesus está falando. Imagine chegar diante do trono de Deus ao deixar esta vida terrena e clamar a Ele: “Senhor, Senhor!” E você espera que Ele sorria e o receba, mas em vez disso você fica cara a cara com a realidade de sua desobediência contínua e obstinada à vontade de Deus ao longo de sua vida. De repente você percebe que agiu como se fosse um cristão, mas foi apenas uma atuação. E agora, no dia do julgamento, a verdade será manifestada para você e para todos verem. Um cenário verdadeiramente assustador.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Para quem isso acontecerá? Claro, só nosso Senhor sabe. Ele é o único Juiz Justo. Ele e somente Ele conhece o coração de uma pessoa, e o julgamento cabe somente a Ele. Mas o fato de Jesus nos ter dito que “nem todos” que esperam entrar no Céu entrarão deve chamar a nossa atenção.

Idealmente, nossas vidas são dirigidas por um amor profundo e puro de Deus, e é esse amor, e somente esse amor, que dirige nossas vidas. Mas quando um amor puro de Deus não está claramente presente, então a segunda melhor coisa pode ser um temor santo. As palavras proferidas por Jesus deveriam evocar este “temor santo” dentro de cada um de nós.

Por “santo” queremos dizer que existe um certo medo que pode nos motivar a mudar nossas vidas de uma forma autêntica. É possível que enganemos os outros, e talvez até nos enganemos, mas não podemos enganar a Deus. Deus vê e conhece todas as coisas, e Ele sabe a resposta para a única pergunta que importa no dia do julgamento: “Cumpri a vontade do Pai Celestial?”

Uma prática comum, repetidamente recomendada por Santo Inácio de Loyola, é considerar todas as nossas decisões e ações atuais do ponto de vista do dia do julgamento. O que eu gostaria de ter feito naquele momento? A resposta a essa pergunta é de importância essencial para a forma como vivemos nossas vidas hoje.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita hoje sobre essa questão importante em sua vida. “Estou cumprindo a vontade do Pai Celestial?” O que eu gostaria de ter feito, aqui e agora, enquanto estou diante do tribunal de Cristo? Seja o que for que vier à mente, gaste tempo com isso e se esforce para aprofundar sua determinação em relação a tudo o que Deus lhe revelar. Não hesite. Não espere. Prepare-se agora para que o dia do Juízo seja também um dia de grande alegria e glória!

Oração do Dia

Meu Deus salvador, oro por uma visão da minha vida. Ajude-me a ver minha vida e todas as minhas ações à luz da Sua vontade e da Sua Verdade. Meu amoroso Pai, desejo viver plenamente de acordo com a Tua perfeita vontade. Dê-me a graça que preciso para alterar minha vida para que o dia do julgamento seja um dia de maior glória. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *