Liturgia Diária – São Francisco de Assis, Memória, Terça-feira (04/10/2022)

Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 4 de outubro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gálatas 1, 13-24

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos: 13Certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a Igreja de Deus 14e como progredia no judaísmo mais do que muitos judeus de minha idade, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. 15Quando, porém, aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça 16se dignou revelar-me o seu Filho, para que eu o pregasse entre os pagãos, não consultei carne nem sangue 17nem subi, logo, a Jerusalém para estar com os que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, parti para a Arábia e, depois, voltei ainda a Damasco. 18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20Escrevendo estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. 21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22Ainda não era pessoalmente conhecido das igrejas da Judéia que estão em Cristo. 23Apenas tinham ouvido dizer que ‘aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir’. 24E glorificavam a Deus por minha causa.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Salmo

Salmo 138 (139)

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

– Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

– Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!

– Até o mais íntimo, Senhor me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis; quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 38-42

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: ‘Senhor, não te importas que minha irmó me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!’ 41O Senhor, porém, lhe respondeu: ‘Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

Reflexão da Liturgia Diária

A princípio isso parece injusto. Marta está trabalhando duro para preparar a refeição, enquanto Maria está sentada aos pés de Jesus. Então, Marta reclama com Jesus. Mas, curiosamente, Jesus humilha um pouco Marta em vez de Maria. Claro, Ele faz isso de uma maneira doce e gentil.

A verdade é que tanto Marta quanto Maria estavam cumprindo seus papéis únicos naquele momento. Marta estava prestando um grande serviço a Jesus, servindo-O na preparação de sua refeição. Foi para isso que ela foi chamada e o serviço teria sido um ato de amor. Maria, por outro lado, estava cumprindo seu papel. Ela foi chamada, naquele momento, para simplesmente sentar-se aos pés de Jesus e estar presente a Ele.

Essas duas mulheres representam tradicionalmente duas vocações na Igreja, bem como dois chamados que todos somos chamados a ter. Marta representa a vida ativa e Maria representa a vida contemplativa. A vida ativa é aquela que a vida mais vive no dia a dia, seja a serviço da família ou de outros no mundo. A vida contemplativa é uma vocação à qual alguns são chamados através da vida de clausura, na medida em que deixam o mundo agitado e dedicam a maior parte do seu dia à oração e à solidão.

Na verdade, você é chamado para essas duas vocações. Mesmo que sua vida seja cheia de trabalho, você ainda é chamado regularmente para escolher “a melhor parte”. Às vezes, Jesus chama você para imitar Maria, pois Ele quer que você pare diariamente seu trabalho e dedique algum tempo a Ele e somente a Ele. Nem todos podem passar um tempo diante do Santíssimo Sacramento todos os dias em oração silenciosa, mas alguns sim. No entanto, você deve procurar encontrar pelo menos algum tempo de silêncio e solidão todos os dias para sentar-se aos pés de Jesus em oração.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Reflita, hoje, sobre seu próprio chamado à oração. Você reza? Você ora todos os dias? Se isso estiver faltando, então reflita sobre a imagem de Maria estando aos pés de Jesus e saiba que Jesus quer o mesmo de você.

Oração do Dia

Meu convidativo Senhor, ajude-me a ouvir Você me chamando para parar o que estou fazendo e simplesmente descansar em Sua presença divina. Que eu encontre todos os dias aqueles momentos em que eu possa ser revigorado em Tua presença. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *