Liturgia Diária – São João da Cruz, presbítero e doutor – Memória, Quarta-feira (14/12/2022)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 14 de dezembro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 45,6b-8.18.21b-25)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

6b”Eu sou o Senhor, não há outro, 7eu formei a luz e criei as trevas, crio o bem-estar e as condições de mal-estar: sou o Senhor que faço todas essas coisas. 8Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a justiça: eu, o Senhor, a criei”. 18Isto diz o Senhor que criou os céus, o próprio Deus que fez a terra, a conformou e consolidou; não a criou para ficar vazia, formou-a para ser habitada: “Sou eu o Senhor, e não há outro. 21bAcaso não sou eu o Senhor? E não há um Deus justo, que salve, a não ser eu. 22Povos de todos os confins da terra, voltai-vos para mim e sereis salvos, eu sou Deus, e não há outro. 23Juro por mim mesmo: de minha boca sai o que é justo, a palavra que não volta atrás; todo joelho há de dobrar-se para mim, por mim há de jurar toda língua, 24dizendo: Somente no Senhor residem justiça e força”. Comparecerão perante ele, envergonhados, todos os que lhe resistem; 25no Senhor será justificada e glorificada toda a descendência de Israel.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 84 (85)

Que os céus lá do alto derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 7,19-23)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Tu que trazes boa nova a Sião, levanta tua voz e anuncia: eis que vem o Senhor Deus com poderio! (Is 40,9-10)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Reflexão da Liturgia Diária

Uma das maiores formas de proclamar o poder transformador do Evangelho é por meio das obras realizadas por nosso Senhor. Nesta passagem do Evangelho, Jesus aponta para as obras que realizou para responder a uma pergunta sobre sua identidade. Os discípulos de João Batista vieram perguntar-lhe se Ele era o Messias que viria. E Jesus responde apontando para o fato de que vidas foram transformadas. Os cegos, coxos, leprosos, surdos e mortos, todos receberam milagres da graça de Deus. E esses milagres foram feitos para todos verem.

Embora os milagres físicos de Jesus tenham sido inspiradores em todos os sentidos, não devemos ver esses milagres como ações que foram feitas uma vez, há muito tempo, e que não acontecem mais. A verdade é que existem muitas maneiras pelas quais essas mesmas ações transformadoras continuam acontecendo hoje.

Como é este o caso? Comece com sua própria vida. Como você foi mudado pelo poder transformador de Cristo? Como Ele abriu seus olhos e ouvidos para vê-Lo e ouvi-Lo? Como Ele levantou seus fardos e males espirituais? Como Ele o trouxe da morte do desespero para a nova vida de esperança? Ele tem feito isso em sua vida?

Todos nós precisamos do poder salvador de Deus em nossas vidas. E quando Deus age sobre nós, nos muda, nos cura e nos transforma, deve ser visto primeiro como um ato de nosso Senhor para nós. Mas, em segundo lugar, também devemos ver cada ação de Cristo em nossas vidas como algo que Deus deseja que seja compartilhado com os outros. A transformação de nossas vidas deve se tornar um testemunho contínuo do poder de Deus e do poder do Evangelho. Outros precisam ver como Deus nos mudou, e devemos buscar humildemente ser um livro aberto do poder de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre esta cena do Evangelho. Imagine que esses discípulos de João são na verdade as muitas pessoas que você encontra todos os dias. Veja-os vindo até você, desejando saber se o Deus que você ama e serve é o Deus a quem eles devem seguir. Como você vai responder? Como você pode dar testemunho de Cristo Jesus? Veja como seu dever, ser um livro aberto pelo qual o poder transformador do Evangelho é compartilhado por Deus através de você.

Oração do Dia

Senhor, agradeço pelas inúmeras maneiras pelas quais Você mudou minha vida, curando-me de minhas doenças espirituais, abrindo meus olhos e ouvidos para Sua verdade e elevando minha alma da morte para a vida. Use-me, querido Senhor, como testemunha de Seu poder transformador. Ajude-me a dar testemunho de Você e de Seu amor perfeito para que outros venham a conhecê-Lo através da maneira como Você tocou minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *