Liturgia Diária – São Lucas, Evangelista, Terça-feira (18/10/2022)
Liturgia Diária de Terça-feira, 18 de outubro de 2022.
Confira diariamente a Liturgia Diária Hoje dos Católicos em nosso site. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos: Primeira Leitura, Evangelho e Salmo do Dia.
1ª Leitura
Primeira leitura: Timóteo 4, 10-17
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:
Caríssimo: 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 144 (145)
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
– Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
– É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 1-9
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós'”.
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
Hoje homenageamos São Lucas Evangelista. São Lucas escreveu um dos quatro Evangelhos, foi companheiro de São Paulo a quem era muito querido, viajou por toda parte pregando o Evangelho e, finalmente, deu sua vida como mártir. Ele foi preso pela primeira vez por dois anos e depois de sua libertação foi dito ter sido crucificado perto da Acaia enquanto continuava suas atividades missionárias.
São Lucas era originário de Antioquia, uma cidade conhecida por sua alta cultura e aprendizado. Ele era um médico, era bem educado e era de alta posição social. O fato de sua posição social e educação revela que ele passou por um martírio de outra forma antes de ser martirizado fisicamente. O martírio por que passou veio na forma da escolha de Cristo em detrimento da notoriedade e prestígio social.
Diante do Evangelho, São Lucas poderia facilmente ter visto a missão que lhe foi confiada por Cristo como uma que interferia em sua vida confortável em Antioquia. Ele teria entendido rapidamente que escolher seguir nosso Senhor e aceitar o convite de ser enviado para pregar o Evangelho exigia muito sacrifício. No entanto, ele tomou a decisão de desistir de tudo para cumprir a missão que lhe foi dada por nosso Senhor. Deus usou São Lucas de muitas maneiras e especialmente usou sua educação como instrumento através do qual o Espírito Santo o inspirou a escrever a Palavra de Deus.
Como São Lucas, todos nós somos chamados por Deus a segui-lo sem reservas e a ser enviados numa única missão de anúncio do Evangelho. Cada chamado é diferente, mas cada chamado deve ser absoluto e implacável. Devemos oferecer nossos talentos, preferências, futuro e nossas próprias vidas a Cristo para que Ele possa nos usar como quiser. Seguir Jesus sempre exigirá alguma forma de martírio, mas qualquer forma de martírio que sejamos chamados a abraçar produzirá muitos frutos bons para o Reino dos Céus.
Reflita, hoje, sobre este inteligente e talentoso discípulo de nosso Senhor. Alegrem-se com o dom que São Lucas nos deu no Evangelho, mas também se comprometam a seguir nosso Senhor no mesmo grau que este discípulo. Você, como São Lucas, está sendo chamado a abandonar tudo à missão do Evangelho. Não hesite em dizer “sim”.
Oração do Dia
Senhor, ao honrarmos este grande evangelista, São Lucas, ajude-me a imitar seu compromisso sincero com o Evangelho. Usa-me, querido Senhor, como instrumento da Tua Santa Palavra e dá-me a coragem de dar a minha vida sem reservas. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária Hoje, é comum que nas missas o celebrante, faça uma reflexão do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita geralmente por interpretação livre.
O principal ponto da Liturgia Diária, é o Mistério Pascal, que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários