Liturgia Diária – São Vicente de Paulo, Terça-feira (27/09/2022)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 26ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira, 27 de setembro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jó 3,1-3.11-17.20-23)

Leitura do Livro de Jó.

1Jó abriu a boca e amaldiçoou o seu dia, 2dizendo: 3“Maldito o dia em que nasci e a noite em que fui concebido. 11Por que não morri desde o ventre materno, ou não expirei ao sair das entranhas? 12Por que me acolheu um regaço e uns seios me amamentaram? 13Estaria agora deitado e poderia descansar, dormiria e teria repouso, 14com os reis e ministros do país, que construíram para si sepulcros grandiosos; 15ou com os nobres, que amontoaram ouro e prata em seus palácios. 16Ou, então, enterrado como aborto, eu agora não existiria, como crianças que nem chegaram a ver a luz.
17Ali acaba o tumulto dos ímpios, ali repousam os que esgotaram as forças. 20Por que foi dado à luz um infeliz e vida àqueles que têm a alma amargurada? 21Eles desejam a morte que não vem e a buscam mais que um tesouro; 22eles se alegrariam por um túmulo e gozariam ao receberem sepultura.
23Por que, então, foi dado à luz o homem a quem seu próprio caminho está oculto, a quem Deus cercou de todos os lados?”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 87)

Chegue a minha oração até a vossa presença.

— A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia,/ e de noite se eleva até vós meu gemido./ Chegue a minha oração até a vossa presença,/ inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

— Saturada de males se encontra a minh’alma,/ minha vida chegou junto às portas da morte./ Sou contado entre aqueles que descem à cova,/ toda gente me vê como um caso perdido!

— O meu leito já tenho no reino dos mortos,/ como um homem caído que jaz no sepulcro,/ de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre/ e excluiu por completo da sua atenção.

— Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda,/ nos locais tenebrosos da sombra da morte./ Sobre mim cai o peso do vosso furor,/ vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 9,51-56)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Essas palavras, ditas por Tiago e João, são palavras que muitas pessoas sentem vontade de dizer em vários momentos de suas vidas. Talvez você possa se relacionar. Esses apóstolos falaram assim porque Jesus não foi bem recebido em uma cidade samaritana que eles tinham acabado de entrar. Ele queria jantar lá e as pessoas da cidade rejeitaram a Ele e Seus apóstolos. Como resultado, Tiago e João ficaram magoados e zangados e queriam invocar a ira de Deus sobre aquela aldeia.

Sempre que experimentamos mágoa na vida, é compreensível que nos sintamos assim. Nós tendemos a querer justiça e vingança e queremos que aqueles que nos machucaram paguem por seus pecados. Mas a atitude de Jesus foi muito diferente. Ele repreendeu Seus apóstolos por seu desejo de ira e seguiu em frente, não permitindo que essa rejeição O afetasse.

A rejeição e outras formas de mágoa causadas por outros podem ser difíceis de abandonar. Ele pode facilmente ficar dentro de nossos corações, agindo como um molde que cresce lentamente e assume o controle. Quando isso acontece, você pode ter muita dificuldade em perdoar e deixar de lado a mágoa.

A melhor maneira de abordar a mágoa causada por outra pessoa é agir imediatamente como nosso Senhor agiu. Ele deve ser abandonado imediatamente e você deve seguir em frente. Deus é o único a fazer justiça, não nós. Quando deixamos de fazer isso e abrigamos os sentimentos de mágoa, eles acabam nos prejudicando mais do que qualquer outra pessoa.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Reflita, hoje, sobre qualquer sentimento de raiva ou mágoa que você ainda guarda em seu coração. Faça a escolha consciente de perdoar e seguir em frente. Perdoar não significa que você aja como se a mágoa que lhe causou estivesse bem. Pelo contrário, um ato de perdoar o outro também é um reconhecimento de que houve uma transgressão. O perdão permite que você evite que a mágoa lhe cause mais danos desnecessários. No final, é também um convite aberto ao outro para se arrepender e se reconciliar com você. Deixe a vingança e a ira para o Senhor e procure manter seu coração em paz.

Oração do Dia

Senhor de misericórdia, rogo a graça de perdoar. Eu perdoo especialmente aqueles que mais me machucaram e os ofereço a Ti. Livra-me de qualquer sentimento de vingança que guardo e ajuda-me a amar com Teu coração puro e misericordioso. Eu te amo, querido Senhor. Ajuda-me a amar os outros como Tu amas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *