Liturgia Diária – 11ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (17/06/2022)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária da 11ª Semana do Tempo Comum, sexta-feira, 17 de junho de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (2 Reis 11,1-4.9-18.20)

Leitura do segundo livro dos Reis.

11 1 Quando Atália, mãe de Ocozias, viu morto o seu filho, decidiu exterminar toda a descendência real.

2 Josebá, porém, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, tomou Joás, filho de Ocozias, e fê-lo escapar do massacre dos filhos do rei, escondendo-o com sua ama de leite no quarto de dormir. Esconderam-no assim, de Atália, de maneira que pôde escapar à morte.

3 Ele esteve seis anos oculto com Josebá no templo do Senhor, enquanto Atália reinava sobre a terra.

4 No sétimo ano, Joiada convocou junto de si, no templo do Senhor, os centuriões dos cários e dos cursores. Fez com eles um pacto, e, depois de tê-los feito jurar no templo do Senhor, mostrou-lhes o filho do rei.

9 Os centuriões executaram fielmente as ordens do sacerdote Joiada. Tomando cada um os seus homens, tanto os que começavam o serviço no sábado, como os que o terminavam, foram ter com o sacerdote Joiada.

10 Joiada deu-lhes as lanças e os escudos do rei Davi, que se encontravam no templo do Senhor.

11 Os guardas postaram-se, de mãos armadas, ao longo do altar e do templo, desde a extremidade sul até a extremidade norte do templo, à volta do rei.

12 Então Joiada fez sair o menino-rei, pôs-lhe a coroa na cabeça e entregou-lhe a Lei. Proclamaram-no rei, ungiram-no e todos o aplaudiram, gritando: “Viva o rei!”

13 Ouvindo Atália o clamor que faziam os guardas e o povo, entrou no templo do Senhor, pelo meio da multidão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

14 E eis que espetáculo se ofereceu aos seus olhos: lá estava o rei, de pé no estrado, segundo o costume, tendo ao seu lado os chefes e as trombetas, enquanto o povo se alegrava, tocando as trombetas. Então ela rasgou as suas vestes, gritando: “Traição, traição!”

15 Mas o sacerdote Joiada ordenou aos centuriões que comandavam as tropas: “Levai-a para fora, entre vossas fileiras, e se alguém quiser segui-la, feri-o com a espada”. Porque o pontífice proibira que a matassem no templo do Senhor.

16 Lançaram-lhe as mãos e, ao chegarem ao palácio real pelo caminho da entrada dos cavalos, mataram-na ali.

17 Joiada fez entre o Senhor, o rei e o povo, uma aliança, segundo a qual o povo devia pertencer ao Senhor. Fez também uma aliança entre o rei e o povo.

18 Todo o povo entrou então no templo de Baal e o devastou; destruíram os altares, as imagens, e mataram o sacerdote de Baal, Matã, diante dos altares. O pontífice Joiada pôs guardas no templo do Senhor.

20 Todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz. No palácio real, porém, Atália era passada ao fio da espada.

Palavra do Senhor.

Salmo

O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.

– O Senhor fez a Davi um juramento,

uma promessa que jamais renegará:

“Um herdeiro que é fruto do teu ventre

colocarei sobre o trono em teu lugar!

– Se teus filhos conservarem minha aliança

e os preceitos que lhes dei a conhecer,

os filhos deles igualmente hão de sentar-se

eternamente sobre o trono que te dei!”

– Pois o Senhor quis para si Jerusalém

e a desejou para que fosse sua morada:

“Eis o lugar do meu repouso para sempre,

eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

– “De Davi farei brotar um forte herdeiro,

acenderei ao meu ungido uma lâmpada.

Cobrirei de confusão seus inimigos,

mas sobre ele brilhará minha coroa!”

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 6,19-23)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

6 19 Disse Jesus: “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.

20 Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.

21 Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.

22 O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado.

23 Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!”

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Então, onde está o seu coração? A resposta a essa pergunta está respondida acima. Seu coração está onde está seu tesouro. Então, isso levanta a questão: “Qual é o seu tesouro?”

Esta passagem em particular aponta para o perigo de se tornar excessivamente apegado à riqueza material. Mas o mesmo vale para qualquer coisa nesta vida a que tendemos a nos apegar. A que você está apegado? Qual é o seu tesouro?

Idealmente, nossos corações estão ligados apenas àquilo que Deus quer que eles estejam ligados. Se for esse o caso, então as coisas que amamos são os tesouros que Deus quer que amemos. E ao amar essas coisas, estamos amando o Deus que as dá e nos chama a amá-las.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Nosso tesouro certamente deve incluir nossa família e aqueles que somos chamados a amar e cuidar com um carinho especial. Nosso tesouro também deve ser nossa vida de oração e adoração. Essa é a maneira mais direta de amar a Deus neste mundo. Nosso tesouro também pode ser atos particulares de serviço que somos inspirados a fazer, ou qualquer coisa que constitua a vontade de Deus.

Você ama essas coisas? Eles são o seu tesouro? O problema é que muitas vezes tendemos a amar muito mais do que aquilo que Deus nos chama para amar. Ficamos profundamente apegados à ideia de ficar rico e ter muitas coisas. Mas nossos “amores” doentios podem se estender além da riqueza e das coisas materiais.

Reflita, hoje, sobre as coisas que você pode ter feito um “tesouro” demais em sua vida. A que você está excessivamente apegado neste mundo passageiro? É dinheiro? Ou é outra coisa? Permita que Deus lhe mostre e depois permita que Ele o liberte disso. Esse é o primeiro passo para uma vida da maior das riquezas!

Oração do Dia

Senhor das verdadeiras riquezas, ajuda-me a manter meu coração fixo em Ti. Ajude-me a manter você e sua vontade como meu maior tesouro. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *