Liturgia Diária – 13ª Semana do Tempo Comum, Sábado (06/07/2024)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária de Sábado, 6 de julho de 2024.

Confira diariamente a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Oração de hoje. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Am 9,11-15)

Leitura da Profecia de Amós

Assim diz o Senhor: 11 “Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora; 12 deste modo possuirão todos o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza. 13 Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14 Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15 Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei”, diz o Senhor teu Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 84 (85)

— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; 12 da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 16º Domingo do Tempo Comum (21/07/2024)

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 9,14-17)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14 os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15 Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. 16 Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17 Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A parábola acima nos ensina que mesmo que alguém entendesse e vivesse fielmente a Lei autêntica que foi dada por meio de Moisés e dos profetas, o novo ensino da graça de Jesus, a Nova Lei, era tão diferente que não era simplesmente uma melhoria do antigo, substituiu-o completamente. Além disso, muitos dos costumes ensinados pelos fariseus eram representações infiéis da Lei de Moisés. Eles se desviaram do significado da Lei e a substituíram pela sua própria multiplicação escrupulosa e errônea de práticas externas. Assim, a Nova Lei de Jesus precisava romper completamente com esses desvios.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santa Maria Madalena, Segunda-feira (22/07/2024)

Para usar um exemplo moderno, se você tivesse um telefone antigo que se tornou obsoleto ou parou de funcionar, você não compraria um telefone novo para remover várias peças dele para tentar adicionar essas peças ao telefone antigo para consertar isto. Em vez disso, você usa o novo telefone como um substituto completo do antigo.

Uma qualidade central da Nova Lei da graça é que ela é inteiramente nova e transformadora. Portanto, ao abraçar esta Nova Lei, tornamo-nos criações inteiramente novas em Cristo. A graça não simplesmente remenda o que há de fraco e pecaminoso em nós. Transforma-nos, elevando a nossa natureza humana a uma existência inteiramente nova. Este ensino não se dirige apenas aos ensinamentos equivocados que os fariseus desenvolveram ao longo dos anos, mas também à própria vida humana. Não só os costumes judaicos iriam passar por uma transformação, mas a própria humanidade iria passar por uma transformação. Tudo se faz novo em Cristo.

Este ensinamento aplica-se tanto a nós hoje como ao povo judeu de antigamente. Hoje, não só recebemos a nova vida de graça no Batismo, mas também a recebemos de novo e participamos desta renovação transformadora contínua, cada vez que permitimos que a graça nos toque mais profundamente e nos transforme mais plenamente nas pessoas que Deus quer que sejamos. A “nova mancha” e o “vinho novo” estão sempre em transformação, e devemos aguardar esta novidade durante toda a nossa vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 15ª Semana do Tempo Comum, Sábado (20/07/2024)

Reflita hoje sobre a alegre descoberta que o espera todos os dias. Descobrir a Nova Lei da graça, aceitá-la em sua vida e permitir que ela o transforme irá colocá-lo em um caminho de descoberta que nunca envelhecerá. É uma descoberta contínua que é muito maior do que qualquer coisa que este mundo tem a oferecer. Nada pode se comparar ao dom de Deus vivo em nossas vidas. Nunca envelhecerá. Será sempre transformador. E sempre será novo. Reflita sobre este presente que Deus lhe oferece hoje e diga “Sim” a ele de todo o coração.

Oração do Dia

Meu Senhor transformador, Você se oferece continuamente para me renovar, me transformar e me elevar à vida da graça. Agradeço-Te por este Dom e desejo aceitá-lo de todo o coração. Que eu esteja sempre pronto e disposto a dizer “Sim” a Ti e à transformação que me espera ao descobrir este tesouro sempre novo de Tua Graça. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.