Liturgia Diária – 16ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (24/07/2024)
Liturgia Diária de Quarta-feira, 24 de julho de 2024.
Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Jr 1,1.4-10)
Início do Livro do Profeta Jeremias
1 Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, da tribo de Benjamim. 4 Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5 “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”. 6 Disse eu: “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo”. 7 Disse-me o Senhor: “Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. 8 Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”, diz o Senhor. 9 O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: “Eis que ponho minhas palavras em tua boca. 10 Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 70 (71)
— Minha boca anunciará vossa justiça.
— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio
— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.
— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 13,1-9)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— A semente é de Deus a palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
1 Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2 Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3 E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4 Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5 Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6 Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7 Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8 Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9 Quem tem ouvidos, ouça!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Por que Jesus falou em parábolas? No Evangelho de hoje, Jesus continua ensinando a conhecida “Parábola do Semeador”. Imediatamente depois daquela parábola do Evangelho de hoje, os discípulos fazem esta pergunta a Jesus. Eles perguntam: “Por que você fala com eles por parábolas?” Jesus responde-lhes: “Porque a vós foi concedido o conhecimento dos mistérios do reino dos céus, mas a eles não foi concedido”. Então por que isso?
Em primeiro lugar, uma história é fácil de ouvir. Mantém nossa atenção e é facilmente lembrado. Na “Parábola do Semeador” que ouvimos hoje, Jesus explica que a semente lançada pelo semeador cai ou no caminho, em terreno pedregoso, entre espinhos ou em solo fértil. Esta é uma descrição muito visível que levará as pessoas a conclusões imediatas. Todos sabem que o local ideal para semear a semente é um solo rico. E todos sabem que a semente lançada no caminho, em terreno pedregoso e entre espinhos, tem pouca esperança de produzir frutos. Portanto, esta parábola atrai facilmente o ouvinte para compreender algumas lições básicas.
Dito isto, esta história só se tornará uma parábola se a lição mais profunda for aprendida. Claramente, Jesus queria que a multidão entendesse que eles só entenderiam os mistérios que Ele lhes ensina se fossem como o solo rico. E Ele também queria que eles entendessem que muito do que Ele lhes ensinava não estava caindo em solo rico em seus corações.
Esta parábola, assim como todas as parábolas de Jesus, tem o efeito de fazer o ouvinte pensar. O pensamento leva ao que podemos chamar de curiosidade sagrada. E esta santa curiosidade começará a produzir o solo rico que era necessário dentro deles para abrir a porta aos mistérios mais profundos do Reino dos Céus.
Como Jesus fala com você? Você é capaz de ouvir Jesus falar diretamente com você, em oração, para lhe revelar os mistérios mais profundos do Céu? Quando Deus fala com você, em oração e meditação, a semente de Sua Palavra cria raízes em sua alma? Sua Voz gentil, tranquila, mas transformadora comunica a você quem Ele é e qual é Sua vontade para sua vida? Se não, então as parábolas são para você. E saber disso é uma descoberta importante.
Reflita hoje sobre o desejo de Deus de falar com você. Se você tem dificuldade em ouvir a voz clara e profunda de Deus ressoar em sua alma, então não tenha medo de gastar tempo com as muitas parábolas que Jesus contou. Tente se colocar dentro da cena. Veja-se como um participante. Na parábola de hoje, veja o seu eu interior como o campo. Pense nas coisas da sua vida que impedem a sua alma de ser um solo rico. Permita que esta história de Jesus fale com você. Ao fazer isso, esteja atento à voz de Deus. Ouça-O e ouça-O. E ao ouvi-Lo, saiba que a semente que Ele espalhou começou a alcançar o rico solo do seu coração.
Oração do Dia
Meu ensinamento, Senhor, Tu desejas falar comigo e revelar-me tudo o que Tu és. Ajude-me a ouvir a Tua Voz para que eu Te conheça mais. Faz com que o meu coração seja um solo verdadeiramente fértil onde seja semeada a semente da Tua Palavra, para que possas produzir dentro de mim abundância de bons frutos. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.
A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.
Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.
Sobre o Autor
0 Comentários