Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (17/03/2023)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 3ª Semana da Quaresma, Sexta-feira, 17 de março de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Oséias 14, 2-10

Leitura da Profecia de Oséias:

Assim fala o Senhor Deus: 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia.’ 5’Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 80 (81)

– Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

– Eis que ouço uma voz que não conheço, ‘Aliviei as tuas costas de seu fardo. Cestos pesados eu tirei de tuas mãos, Na angústia a mim clamaste, e te salvei.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (08/05/2024)

– De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar.

– Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

– Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos. Eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com o mel que sai da rocha o fartaria’.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12, 28-34

– Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!

– Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (Mt 4,17);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo: 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Qual é o primeiro de todos os mandamentos?’ 29Jesus respondeu: ‘O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes’. 32O mestre da Lei disse a Jesus: ‘Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios’. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: ‘Tu não estás longe do Reino de Deus’. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Por que você escolheria algo menos do que amar o Senhor seu Deus com TODO o seu coração, com TODA a sua alma, com TODA a sua mente e com TODA a sua força? Por que você escolheria algo menos? É claro que escolhemos muitas outras coisas para amar na vida, embora Jesus seja claro com esse mandamento.

A verdade é que a única maneira de amar os outros, e até mesmo amar a nós mesmos, é escolher amar a Deus com TUDO o que somos. Deus deve ser o único foco do nosso amor. Mas o que é incrível é que quanto mais fazemos isso, mais percebemos que o amor que temos em nossas vidas é o tipo de amor que transborda, e transborda em superabundância. E é esse amor transbordante de Deus que então se derrama sobre os outros.

Por outro lado, se tentarmos dividir nossos amores por nosso próprio esforço, dando a Deus apenas parte de nosso coração, alma, mente e força, então o amor que temos por Deus não pode crescer e transbordar da maneira que Deus deseja. Limitamos nossa capacidade de amar e caímos no egoísmo. O amor de Deus é um presente verdadeiramente incrível quando é total e que tudo consome.

Vale a pena ponderar e examinar cada uma dessas partes de nossas vidas. Pense em seu coração e em como você é chamado a amar a Deus com seu coração. E como isso difere de amar a Deus com sua alma? Talvez seu coração esteja mais focado em seus sentimentos, emoções e compaixão. Talvez sua alma seja de natureza mais espiritual. Sua mente ama a Deus quanto mais ela sonda a profundidade de Sua Verdade, e sua força é sua paixão e motivação na vida. Independentemente de como você entende as várias partes do seu ser, a chave é que cada parte deve amar a Deus em plenitude.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

Reflita, hoje, sobre o belo mandamento de nosso Senhor. É um mandamento de amor, e nos é dado não tanto por causa de Deus, mas por nossa causa. Deus quer nos encher a ponto de transbordar amor. Por que escolheríamos algo menos?

Oração do Dia

Meu amoroso Senhor, Seu amor por mim é infinito e perfeito em todos os sentidos. Oro para que eu aprenda a amá-lo com cada fibra do meu ser, sem reter nada, e para crescer diariamente em meu amor por Ti. À medida que cresço nesse amor, agradeço a natureza transbordante desse amor e oro para que esse amor flua para o coração das pessoas ao meu redor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *