Liturgia Diária – 5ª Semana Comum, Segunda-feira (07/02)

Liturgia Diária de segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Rs 8,1-7.9-13)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 1Salomão convocou para junto de si, em Jerusalém, todos os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e príncipes das famílias dos filhos de Israel, a fim de transferir da cidade de Sião, que é Jerusalém, a arca da aliança do Senhor.

2Todo o Israel reuniu-se em torno de Salomão, no mês de Etanim, ou seja, no sétimo mês, durante a festa. 3Vieram todos os anciãos de Israel, e os sacerdotes tomaram a arca 4e carregaram-na junto com a tenda da reunião, como também todos os objetos sagrados que nela estavam; quem os carregava eram os sacerdotes e os levitas.

5O rei Salomão e toda a Comunidade de Israel, reunida em torno dele, imolavam diante da arca ovelhas e bois em tal quantidade, que não se podia contar nem calcular. 6E os sacerdotes conduziram a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, no santuário do templo, ao Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins, 7pois os querubins estendiam suas asas sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e seus varais por cima.

9Dentro da arca só havia as duas tábuas de pedra, que Moisés ali tinha deposto no monte Horeb, quando o Senhor concluiu a aliança com os filhos de Israel, logo que saíram da terra do Egito. 10Ora, quando os sacerdotes deixaram o santuário, uma nuvem encheu o templo do Senhor, 11de modo que os sacerdotes não puderam continuar as funções porque a glória do Senhor tinha enchido o templo do Senhor. 12Então Salomão disse: “O Senhor disse que habitaria numa nuvem, 13e eu edifiquei uma casa para tua morada, um templo onde vivas para sempre”.

Leia mais:  Liturgia Diária – Sábado, 7ª Semana da Páscoa, 22/05/2021

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 131)

— Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!

— Nós soubemos que a arca estava em Éfrata e nos campos de Iaar a encontramos: Entremos no lugar em que ele habita, ante o escabelo de seus pés o adoremos!

— Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, subi vós, com vossa arca poderosa! Que se vistam de alegria os vossos santos, e os vossos sacerdotes, de justiça! Por causa de Davi, o vosso servo, não afasteis do vosso Ungido a vossa face!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 6,53-56)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.

56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

Leia mais:  Liturgia Diária - Quarta-feira, 24ª Semana do Tempo Comum, Nossa Senhora das Dores, 15/09/2021

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus fez o povo “percorrer”. Essa é uma palavra interessante de usar e uma resposta interessante das pessoas. O que significa “percorrer” e o que isso nos diz sobre as pessoas?

“Percorrer” significa mover-se rápida e intencionalmente com passos curtos e apressados. É uma palavra muito específica que identifica uma ação muito específica. As pessoas não estão apenas se movendo em direção a Jesus de maneira rápida, elas estão correndo.

Quando você pensa nessa imagem de correria, parece revelar uma certa intensidade com que as pessoas estavam procurando Jesus. A descrição deles correndo para Ele com esses passos curtos e rápidos revela que eles pretendiam chegar até Ele enquanto pareciam ter outra coisa em mente. O que estava em suas mentes? Cura. Eles sabiam que Jesus seria uma fonte de verdadeira cura para aqueles que estavam doentes e assim o povo, com grande intensidade, os levava a Jesus onde quer que Ele estivesse.

Em certo sentido, essa deve ser a nossa abordagem de Jesus em relação à nossa vida de fé. Devemos reconhecê-Lo como a fonte de toda cura, especialmente espiritual, e devemos manter nossas mentes focadas Nele como o Médico Divino. Nosso anseio e intensidade com que O buscamos devem consumir toda a nossa atenção.

Reflita, hoje, sobre esta interessante imagem que nos foi dada nestas Sagradas Escrituras. Tente se colocar nessa cena do Evangelho, ponderando se você precisa ser mais intencional e intenso em seu desejo de estar com Jesus. Ele é a fonte de toda graça e misericórdia, e Ele é o Médico Divino que espera que você venha a Ele com todas as suas necessidades. Corra em direção a Ele e deixe que Ele derrame Sua graça.

Leia mais:  Liturgia Diária - sexta-feira, 19/06/2020

Oração do Dia

Meu Senhor curador, aumente meu desejo por Você e meu desejo de estar com Você. Ajuda-me a saber que Tu és o Médico Divino que minha alma deseja. Ajuda-me a confiar sempre em Ti, vindo a Ti para a satisfação de todas as minhas necessidades e anseios. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Terça-feira (17/05)

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (15/05)

Liturgia Diária – São Matias, Apóstolo – Festa, Sábado (14/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (11/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Terça-feira (10/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (09/05)

Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (08/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sábado (07/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (06/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (04/05)

Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.