Liturgia Diária – 1ª Semana Comum, Sábado (15/01)
Liturgia Diária de sábado, 15 de janeiro de 2022.
Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do Dia de Hoje e Evangelho com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (1Sm 9,1-4.17-19;10,1a)
Leitura do Primeiro Livro de Samuel.
9,1Havia um homem de Benjamin, chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, um benjaminita, homem forte e valente. 2Ele tinha um filho chamado Saul, de boa apresentação. Entre os filhos de Israel não havia outro melhor do que ele: dos ombros para cima sobressaía a todo o povo.
3Ora, aconteceu que se perderam umas jumentas de Cis, pai de Saul. E Cis disse a seu filho Saul: “Toma contigo um dos criados, põe-te a caminho e vai procurar as jumentas”. Eles atravessaram a montanha de Efraim 4e a região de Salisa, mas não as encontraram. Passaram também pela região de Salim, sem encontrar nada; e, ainda pela terra de Benjamin, sem resultado algum.
17Quando Samuel avistou Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo”. 18Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta, e disse-lhe: “Peço-te que me informes onde é a casa do vidente”. 19Samuel respondeu a Saul: “Sou eu mesmo o vidente. Sobe na minha frente ao santuário da colina. Hoje comereis comigo, e amanhã de manhã te deixarei partir, depois de ter revelado tudo o que tens no coração”.
10,1aNa manhã seguinte, Samuel tomou um pequeno frasco de azeite, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o dizendo: “Com isto o Senhor te ungiu como chefe do seu povo, Israel. Tu governarás o povo do Senhor e o livrará das mãos de seus inimigos, que estão ao seu redor”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 20)
— Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra!
— Senhor, em vossa força o rei se alegra; quanto exulta de alegria em vosso auxílio! O que sonhou seu coração, lhe concedestes; não recusastes os pedidos de seus lábios.
— Com bênção generosa o preparastes; de ouro puro coroastes sua fronte. A vida ele pediu e vós lhe destes, longos dias, vida longa pelos séculos.
— É grande a sua glória em vosso auxílio; de esplendor e majestade o revestistes. Transformastes o seu nome numa bênção, e o cobristes de alegria em vossa face.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 2,13-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.
15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”
17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Jesus fez isso, e você? Você está disposto a ser visto com aqueles que são “pecadores”? O que é interessante notar sobre esta passagem das Escrituras é que TODOS são pecadores. Portanto, a verdade é que todos com quem Jesus se associou eram pecadores.
Mas esta passagem e crítica de Jesus não era tanto sobre Ele se associar com pessoas que cometeram pecados; em vez disso, era mais sobre Ele se associar com aqueles que eram desprezados pela elite da sociedade. Jesus passou tempo livremente com os “indesejáveis”. Ele não tinha medo de ser visto com aqueles que eram desprezados pelos outros. Os escribas e fariseus foram muito rápidos em perceber que Jesus e Seus discípulos acolheram essas pessoas. Eles comiam e bebiam com cobradores de impostos, pecadores sexuais, ladrões e afins. Mais do que isso, eles aparentemente acolheram essas pessoas sem julgamento.
Então, de volta à pergunta inicial… Você está disposto a ser visto e se associar com aqueles que são impopulares, disfuncionais, feridos, confusos e coisas do gênero? Você está disposto a deixar sua reputação sofrer porque você ama e cuida dos necessitados? Você está disposto a ir tão longe a ponto de fazer amizade com alguém que prejudicará sua reputação social?
Reflita, hoje, sobre a pessoa em sua vida que você pode sentir vontade de evitar. Por que é que? Com quem você pode não querer ser visto ou com quem você pode não querer se associar prontamente? Pode ser que essa pessoa, mais do que qualquer outra, seja a pessoa com quem Jesus quer que você passe tempo.
Oração do Dia
Meu amoroso Senhor, Você ama todas as pessoas com um amor profundo e perfeito. Você veio, especialmente, para aqueles cujas vidas foram quebradas e pecaminosas. Ajude-me a sempre buscar aqueles que estão em necessidade e a amar todas as pessoas com um amor inabalável e sem julgamento. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.
E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.
Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.
Sobre o Autor
0 Comentários