Liturgia Diária – 33ª Semana do Tempo Comum, Sábado (25/11/2023)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 25 de novembro de 2023.

Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Oração aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Macabeus 6, 1-13

Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus:

Naqueles dias: 1O rei Antíoco estava percorrendo as províncias mais altas do seu império, quando ouviu dizer que Elimaida, na Pérsia, era uma cidade célebre por suas riquezas, sua prata e ouro, 2e que seu templo era fabulosamente rico, contendo véus tecidos de ouro e couraças e armas ali deixadas por Alexandre, filho de Filipe, rei da Macedônia, que fora o primeiro a reinar entre os gregos. 3Antíoco marchou para lá e tentou apoderar-se da cidade, para saqueá-la, mas não o conseguiu, pois seus habitantes haviam tomado conhecimento do seu plano 4e levantaram-se em guerra contra ele. Obrigado a fugir, Antíoco afastou-se acabrunhado, e voltou para a Babilônia. 5Estava ainda na Pérsia, quando vieram comunicar-lhe a derrota das tropas enviadas contra a Judéia. 6O próprio Lísias, tendo sido o primeiro a partir de lá à frente de poderoso exército, tinha sido posto em fuga. E os judeus tinham-se reforçado em armas e soldados, graças aos abundantes despojos que tomaram dos exércitos vencidos. 7Além disso, tinha derrubado a Abominação, que ele havia construído sobre o altar de Jerusalém. E tinham cercado o templo com altos muros, e ainda fortificado Betsur, uma das cidades do rei. 8Ouvindo as notícias, o rei ficou espantado e muito agitado. Caiu de cama e adoeceu de tristeza, pois as coisas não tinham acontecido segundo o que ele esperava. 9Ficou assim por muitos dias, recaindo sempre de novo numa profunda melancolia, e sentiu que ia morrer. 10Chamou então todos os amigos e disse: ‘O sono fugiu de meus olhos e meu coração desfalece de angústia. 11Eu disse a mim mesmo: A que grau de aflição cheguei e em que ondas enormes me debato! Eu, que era tão feliz e amado, quando era poderoso! 12Lembro-me agora das iniqüidades que pratiquei em Jerusalém. Apoderei-me de todos os objetos de prata e ouro que lá se encontravam, e mandei exterminar sem motivo os habitantes de Judá. 13Reconheço que é por causa disso que estas desgraças me atingiram, e com profunda angústia vou morrer em terra estrangeira’.

– Palavra do Senhor

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 9A (9)

– Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!

– Senhor, de coração vos darei graças, as vossas maravilhas cantarei! Em vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus Altíssimo!

– Voltaram para trás meus inimigos, perante a vossa face pereceram; repreendestes as nações, e os maus perdestes, apagastes o seu nome para sempre.

– Os maus caíram no buraco que cavaram, nos próprios laços foram presos os seus pés. Mas o pobre não será sempre esquecido, nem é vã a esperança dos humildes.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 20, 27-40

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 27Aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: ‘Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela.’ 34Jesus respondeu aos saduceus: ‘Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele.’ 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: ‘Mestre, tu falaste muito bem.’ 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus dá esta resposta a alguns saduceus que O questionam sobre a ressurreição dos mortos. Os saduceus não acreditavam na ressurreição do corpo, ao passo que os fariseus sim. Assim, os saduceus perguntaram a Jesus sobre a ressurreição do corpo usando um exemplo quase inédito. Eles se referem à lei do levirato encontrada em Deuteronômio 25:5ss, que afirma que se um homem casado morrer antes de ter filhos, o irmão desse homem deve se casar com sua esposa e fornecer descendentes para seu irmão. Assim, os saduceus apresentam o cenário em que sete irmãos morrem, cada um deles posteriormente tomando a mesma esposa. A pergunta que fizeram foi: “Agora, na ressurreição, de quem será aquela mulher? Pois todos os sete foram casados ​​com ela.” Jesus responde explicando que o casamento é para esta vida, não para a vida que virá na ressurreição. Portanto, nenhum dos irmãos se casará com ela quando ascenderem.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Alguns cônjuges têm dificuldade com este ensinamento, pois amam o seu cônjuge e desejam permanecer casados ​​no Céu e no momento da ressurreição final. Para quem se sente assim, tenha certeza de que os laços de amor que formamos na terra permanecerão e até serão fortalecidos no Céu. E quando o fim do mundo chegar e todos os nossos corpos se levantarem e se reunirem com as nossas almas, esses laços de amor permanecerão mais fortes do que nunca. Contudo, o casamento, no sentido terreno, não existirá mais. Será substituído pelo amor puro da nova vida que está por vir.

Este ensinamento dá-nos motivos para ponderarmos mais sobre o belo ensinamento de nosso Senhor sobre o Seu retorno em glória e, como dizemos no Credo, “a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro”. Professamos esta crença todos os domingos na missa. Mas para muitos, pode ser difícil de compreender. Então, em que realmente acreditamos?

Simplificando, acreditamos que quando morremos, nosso corpo “está descansando”, mas nossa alma entra em um momento de julgamento particular. Aqueles que permanecem em pecado mortal estão eternamente separados de Deus. Mas aqueles que morrem em estado de graça viverão eternamente com Deus. A maioria das pessoas que morrem provavelmente morrerão com alguns pecados veniais duradouros em suas almas. Assim, o Purgatório é a graça da purificação final que a alma da pessoa encontra após a morte. O Purgatório é simplesmente o amor purificador de Deus que tem o efeito de eliminar até o último pecado e imperfeição, e todo apego ao pecado, para que a alma purificada possa ver Deus face a face no Céu. Mas não para por aí. Acreditamos também que em algum momento definitivo da história mundial, Jesus retornará à terra e a transformará. Este é o Seu Julgamento Final. Nesse momento, todos os corpos ressuscitarão e viveremos eternamente como deveríamos viver: corpo e alma unidos como um só. Aquelas almas que estão em pecado mortal também serão reunidas com seus corpos, mas seu corpo e alma viverão separados de Deus para sempre. Felizmente, aqueles que estão em estado de graça e suportaram a sua purificação final serão ressuscitados e compartilharão os novos Céus e a nova Terra para sempre, corpo e alma como Deus planejou.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre este glorioso ensinamento de nosso Senhor no qual você professa fé sempre que ora o Credo. Manter os olhos no Céu e, especialmente, no estado final e glorioso de ressurreição em que viverão no novo Céu e na nova Terra deve se tornar sua prática diária. Quanto mais vivermos com esta santa expectativa, mais viveremos o aqui e agora como um tempo de preparação para esta existência final. Construa um tesouro agora em antecipação a este dia glorioso e acredite que é a eternidade para a qual você é chamado.

Oração do Dia

Meu Senhor ressuscitado, Você agora reina no Céu, corpo e alma, em antecipação à ressurreição final e gloriosa de todos os mortos. Que eu possa sempre manter os olhos voltados para este objetivo final da vida humana e fazer tudo o que puder para me preparar para esta eternidade de glória e amor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.

A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *