Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (09/03)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária de quarta-feira, 9 de março de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Primeira Leitura, Salmo de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jn 3,1-10)

Leitura da Profecia de Jonas.

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.

3Jonas pôs-se a caminho da grande cidade de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.

5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.

9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

Salmo

Responsório (Sl 50)

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 11,29-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.

32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Que maneira interessante de Jesus chamar as pessoas ao arrependimento. Simplificando, o povo de Nínive se arrependeu quando Jonas pregou para eles. No entanto, as pessoas no tempo de Jesus não. O resultado é que, no final dos tempos, o povo de Nínive terá a responsabilidade de condenar aqueles que não ouviram Jesus.

A primeira coisa que devemos tirar disso é que a condenação por se recusar a se arrepender de seus pecados é real e séria. Jesus está falando sobre condenação eterna para as pessoas que não ouvem Sua pregação. Como resultado desse ensinamento muito forte de Jesus, devemos olhar sinceramente para nossa própria vontade de nos arrepender, ou a falta dela.

Em segundo lugar, é importante salientar que as pessoas que Jesus castigou foram muito mais abençoadas com a mensagem profética do que as pessoas do tempo de Jonas. Lembre-se que Jonas foi um homem que, a princípio, fugiu de Deus e de sua missão. Ele não queria ir para Nínive e só o fez depois de ter sido trazido para lá no ventre de uma baleia contra sua vontade. É difícil imaginar que Jonas teria posteriormente pregado com um zelo sincero. Mas, no entanto, sua pregação foi eficaz.

O povo do tempo de Jesus foi abençoado por ouvir as palavras reais do Salvador do Mundo. Mas nós também! Temos os Evangelhos, os ensinamentos da Igreja, o testemunho dos grandes santos, o pastoreio do Santo Padre, os Sacramentos e muito mais. Temos inúmeros métodos para obter a mensagem do Evangelho em nossa era tecnológica e, no entanto, podemos facilmente deixar de prestar atenção à mensagem de Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

Reflita, hoje, sobre sua própria resposta voluntária às palavras de Jesus. Ele fala conosco de maneira poderosa e, no entanto, muitas vezes deixamos de ouvir. Nossa falha em ouvir leva a uma falha de arrependimento completo de nossos pecados. Se este é você, reflita também sobre as palavras de severa condenação que aguardam aqueles que são obstinados. Essa percepção deve nos encher de um santo temor e nos motivar a ouvir a pregação de nosso Senhor.

Oração do Dia

Salvador do mundo, sei que falas comigo de inúmeras maneiras. Você prega através de Suas Escrituras, Sua Igreja e em minha vida de oração. Ajuda-me a ouvir a Tua voz e aceitar tudo o que dizes com perfeita obediência e submissão. Eu te amo, meu querido Senhor, e me arrependo do meu pecado. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *