Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (30/03)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária de quarta-feira, 30 de março de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do Dia de Hoje e Evangelho com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 49,8-15)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.

11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”.

13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 144)

— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 26ª Semana do Tempo Comum, Sábado (05/10/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 5,17-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.

21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.

26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e companheiros, mártires – Memória, Quinta-feira (03/10/2024)

30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus era claramente culpado de pecados graves na opinião daqueles que procuravam matá-lo. Ele não seguiu as leis do sábado da maneira que eles achavam que deveria e revelou que era igual ao Pai. Isso seria um pecado grave da parte de Jesus se Ele estivesse errado, mas obviamente Ele não estava.

No centro desta passagem está a unidade do Pai e do Filho. Os versículos que seguem esta passagem revelam ainda mais claramente que o Pai e o Filho são um e que toda a vida de Jesus é alcançada no cumprimento da vontade do Pai. É precisamente essa unidade de vontade que produz sua unidade.

Isso nos revela muito sobre o relacionamento do Pai e do Filho, e também nos revela muito sobre nosso próprio relacionamento com o Pai e o Filho. Em primeiro lugar, o Pai e o Filho são Pessoas distintas, cada um possuindo um intelecto e uma vontade perfeitos. No entanto, sua unidade surgiu pelo fato de suas mentes estarem em perfeita harmonia, conhecendo todas as coisas igualmente e acreditando perfeitamente no que sabem. Como resultado de seu perfeito conhecimento compartilhado, ambos abraçaram cada detalhe do plano do Pai como foi estabelecido desde a fundação do mundo.

Quanto a nós, podemos tirar desta compreensão da unidade do Pai e do Filho, a gloriosa lição de como entramos em unidade com Deus. Isso acontece primeiro buscando a mente de Deus. Devemos sondar os gloriosos mistérios nele contidos e torná-los nosso próprio conhecimento. Em segundo lugar, devemos acreditar no que conhecemos por meio de um ato de nossa vontade. À medida que descobrimos a verdade, devemos escolhê-la para nossas vidas. O desafio é que existem inúmeras vozes concorrentes disputando nossa atenção. À medida que os classificamos, escolhendo apenas o que Deus revela, naturalmente nos tornamos atraídos pela mente e vontade de Deus e os tornamos nossos. Neste ato, também nos tornamos um com Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Francisco de Assis, religioso – Memória, Sexta-feira (04/10/2024)

Reflita, hoje, sobre a unidade que você é chamado a viver com o Pai e o Filho. É esta unidade que traz realização à sua vida. É para isso que você foi feito. Buscar, acreditar e abraçar qualquer outra coisa é simplesmente viver por uma mentira. Busque a mente e a vontade de Deus em todas as coisas e todo o seu ser será atraído para uma maior unidade com Deus.

Oração do Dia

Pai Celestial, eu Te agradeço pela dádiva de Jesus, Teu Filho, e Te agradeço pela unidade que ambos compartilham. Atraia-me para aquela gloriosa unidade estabelecida por Tuas mentes e vontades. Faz-me um contigo para que também tu sejas meu Pai. Pai Celestial, Jesus Filho, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.