Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Terça-feira (29/03)

Liturgia Diária de terça-feira, 29 de março de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ez 47,1-9.12)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

Naqueles dias, 1 o anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saia água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos. 4Mediu outros quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos. 5Mediu mais quinhentos metros e me fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado. 6Ele me disse: ‘Viste, filho do homem?’ Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8Então ele me disse: ‘Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio’.

Leia mais:  Liturgia Diária – Anunciação do Senhor, Sexta-feira (25/03)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 45)

Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.

Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.

Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó! Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 5, 1-16)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados – cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse. 4De fato, uma anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: ‘Queres ficar curado?’ 7O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’. 8Jesus disse: ‘Levanta-te, pega na tua cama e anda.’ 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: ‘É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.’ 11Ele respondeu-lhes: ‘Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’.’ 12Então lhe perguntaram: ‘Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda?’ 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: ‘Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior’. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (07/03)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Vejamos um dos significados simbólicos claros desta passagem acima. O homem que Jesus curou ficou paralisado, incapaz de andar e cuidar de si mesmo. Outros o negligenciaram enquanto ele estava sentado à beira da piscina, esperando por gentileza e atenção. Jesus o vê e lhe dá toda a atenção. Após um breve diálogo, Jesus o cura e lhe diz que se levante e ande.

Uma mensagem simbólica clara é que sua paralisia física é uma imagem do resultado do pecado em nossas vidas. Quando pecamos, “paralisamos” a nós mesmos. O pecado tem graves consequências em nossas vidas e a consequência mais clara é que somos incapazes de nos levantar e andar nos caminhos de Deus. O pecado grave, especialmente, nos torna impotentes para amar e viver em verdadeira liberdade. Isso nos deixa presos e incapazes de cuidar de nossa própria vida espiritual ou dos outros de qualquer forma. É importante ver as consequências do pecado. Até mesmo pecados menores atrapalham nossas habilidades, tiram nossa energia e nos deixam espiritualmente aleijados de uma forma ou de outra.

Espero que você saiba disso e que não seja uma nova revelação para você. Mas o que deve ser novo para você é a admissão honesta de sua culpa atual. Você deve se ver nessa história. Jesus não curou este homem apenas para o bem deste homem. Ele o curou, em parte, para lhe dizer que Ele o vê em seu estado quebrado enquanto você experimenta as consequências do seu pecado. Ele vê você na necessidade, olha para você e te chama para se levantar e caminhar. Não subestime a importância de permitir que Ele realize uma cura em sua vida. Não deixe de identificar até mesmo o menor pecado que impõe suas consequências sobre você. Olhe para o seu pecado, permita que Jesus o veja e ouça-O falar palavras de cura e liberdade.

Leia mais:  Evangelho do Dia - quinta-feira (2ª Semana da Quaresma), 04/03/2021

Reflita, hoje, sobre este poderoso encontro que este aleijado teve com Jesus. Coloque-se em cena e saiba que essa cura também é feita para você. Se ainda não o fez nesta Quaresma, vá à Confissão e descubra a cura de Jesus naquele Sacramento. A confissão é a resposta para a liberdade que o espera, especialmente quando é feita honesta e completamente.

Oração do Dia

Misericordioso Senhor, por favor, perdoe-me pelos meus pecados. Desejo vê-los e reconhecer as consequências que me impõem. Eu sei que você deseja me libertar desses fardos e curá-los na fonte. Senhor, dá-me coragem para confessar meus pecados a Ti, especialmente no Sacramento da Reconciliação. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (15/05)

Liturgia Diária – São Matias, Apóstolo – Festa, Sábado (14/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (11/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Terça-feira (10/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (09/05)

Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (08/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sábado (07/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (06/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (04/05)

Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (02/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.