Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quinta-feira (10/03)

Liturgia Diária de quinta-feira, 10 de março de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh)

Leitura do Livro de Ester.

Naqueles dias, 17na rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.

17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 137)

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 7,7-12)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.

9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Terça-feira (26/03/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus deixa bem claro que quando pedimos, recebemos, quando buscamos, encontramos, e quando batemos, a porta se abre para você. Mas essa é a sua experiência? Às vezes, podemos pedir, pedir e implorar, e parece que nossa oração fica sem resposta, pelo menos da maneira que queremos que seja respondida. Então, o que Jesus quer dizer quando diz “pedir… procurar… bater” e você receberá?

A chave para entender essa exortação de nosso Senhor é que, como as Escrituras acima declaram, por meio de nossa oração, Deus dará “coisas boas àqueles que pedirem”. Ele não nos promete o que pedimos; antes, Ele promete o que é verdadeiramente bom, em particular, para nossa salvação eterna.

Isso levanta a questão: “Então, como eu oro e pelo que eu oro?” Idealmente, cada oração de intercessão que pronunciamos deve ser para que a vontade do Senhor seja feita, nada mais e nada menos. Somente Sua perfeita vontade.

Isso pode ser mais difícil de orar do que se imagina. Muitas vezes tendemos a orar para que “seja feita a minha vontade” em vez de que “seja feita a tua vontade”. Mas se pudermos confiar, e confiar em um nível profundo, que a vontade de Deus é perfeita e nos fornece todas as “coisas boas”, então buscar Sua vontade, pedir e bater à porta do Seu coração produzirá uma abundância de graça, como Deus deseja concedê-lo.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

Reflita, hoje, sobre a maneira como você ora. Tente mudar sua oração para que ela busque as coisas boas que Deus deseja conceder, em vez das muitas coisas que você deseja que Deus lhe conceda. Pode ser difícil no começo se desapegar de suas próprias ideias e vontade, mas no final, você será abençoado com muitas coisas boas de Deus.

Oração do Dia

Senhor da verdadeira bondade, eu oro para que Tua vontade seja feita em todas as coisas. Desejo entregar-me a Ti acima de tudo e confiar em Teu plano perfeito. Ajuda-me, querido Senhor, a abandonar minhas próprias ideias e desejos, e buscar sempre a Tua vontade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.