Liturgia Diária – 1ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (12/01/2023)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 1ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 12 de janeiro de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Confira as Leituras com a Reflexão do Evangelho de Hoje e Salmo do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Hebreus 3, 7-14

Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos: 7Escutai o que declara o Espírito Santo: ‘Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8não endureçais os vossos corações, como aconteceu na provacação, no dia da tentação, no deserto, 9onde vossos pais me tentaram, colocando-me à prova, 10embora vissem as minhas obras, durante quarenta anos. Por isso me irritei com essa geração e afirmei: sempre se enganam no coração e desconhecem os meus caminhos. 11Assim jurei em minha ira: não entrarão no meu repouso’. 12Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo. 13Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’, para que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado 14- pois tornamo-nos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até ao fim a nossa confiança inicial.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 94 (95)

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os vossos corações.

– Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: ‘Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras’.

– Quarenta anos desgostou-me aquela raça e eu disse: ‘Eis um povo transviado, seu coração não conheceu os meus caminhos!’ E por isso lhes jurei na minha ira: ‘Não entrarão no meu repouso prometido!’

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 1,40-45

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo: 40Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: ‘Se queres tens o poder de curar-me’. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: ‘Eu quero: fica curado!’ 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: ‘Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!’ 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Se formos ao nosso divino Senhor com fé, nos ajoelharmos diante Dele e apresentarmos nossa necessidade a Ele, também receberemos a mesma resposta dada a este leproso: “Eu quero. Seja purificado.” Essas palavras devem nos dar esperança em meio a todo e qualquer desafio da vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

O que nosso Senhor deseja para você? E o que Ele deseja limpar em sua vida? Esta história do leproso vindo a Jesus não significa que nosso Senhor concederá todo e qualquer pedido que fizermos a Ele. Em vez disso, revela que Ele quer nos purificar daquilo que mais nos aflige. A lepra nesta história deve ser vista como um símbolo dos males espirituais que afligem sua alma. Em primeiro lugar, deve ser visto como um símbolo do pecado em sua vida que se tornou habitual e lentamente causa grandes danos à sua alma.

Naquela época, a lepra não só causava graves danos físicos a uma pessoa, mas também tinha o efeito de isolá-la da comunidade. Eles tiveram que viver separados de outros que não tinham a doença; e se eles chegassem perto de outros, eles deveriam mostrar que eram leprosos por certos sinais externos para que as pessoas não entrassem em contato com eles. Assim, a lepra tinha ramificações pessoais e comunitárias.

O mesmo acontece com muitos pecados habituais. O pecado prejudica nossas almas, mas também afeta nossos relacionamentos. Por exemplo, uma pessoa que é habitualmente dura, crítica, sarcástica ou algo semelhante, experimentará os efeitos nocivos desses pecados em seus relacionamentos.

Voltando à declaração de Jesus acima, considere aquele pecado que afeta não apenas sua alma, mas também seus relacionamentos. Para esse pecado, Jesus deseja dizer a você: “Seja purificado”. Ele quer fortalecer seu relacionamento limpando o pecado dentro de sua alma. E tudo o que Ele precisa fazer é que você se ajoelhe diante Dele e apresente seu pecado a Ele. Isto é especialmente verdadeiro dentro do Sacramento da Reconciliação.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Reflita, hoje, sobre seus relacionamentos mais próximos na vida. E então considere qual dos seus pecados prejudica mais diretamente esses relacionamentos. Seja o que for que vier à sua mente, pode ter certeza de que Jesus quer livrá-lo dessa lepra espiritual dentro da sua alma.

Oração do Dia

Meu divino Senhor, ajude-me a ver o que há dentro de mim que mais prejudica meus relacionamentos com os outros. Ajude-me a ver o que causa isolamento e dor. Dê-me a humildade para ver isso e a confiança de que preciso para recorrer a Ti para confessá-lo e buscar sua cura. Apenas Tu podes me libertar do meu pecado, então eu me volto para Ti com confiança e rendição. Com fé, também aguardo Suas palavras de cura: “Eu quero. Seja purificado.” Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *