Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sábado (08/10/2022)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 27ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 8 de outubro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gálatas 3, 22-29

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos: 22A Escritura pôs todos e tudo sob o jugo do pecado, a fim de que, pela fé em Jesus Cristo, se cumprisse a promessa em favor dos que crêem. 23Antes que se inaugurasse o regime da fé, nós éramos guardados, como prisioneiros, sob o jugo da Lei. Éramos guardados para o regime da fé, que estava para ser revelado. 24Assim, a Lei foi como um pedagogo que nos conduziu até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. 25Mas, uma vez inaugurado o regime da fé, já não estamos na dependência desse pedagogo. 26Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo. 29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3º Domingo da Páscoa (14/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 104 (105)

O Senhor se lembra sempre da Aliança!

– Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!

– Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

– Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

Recado importante: Curso “Reconquista” de formação Católica vira febre no Brasil

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11, 27-28

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 27Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: ‘Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram.’ 28Jesus respondeu: ‘Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Você ouve a Palavra de Deus? E se você o ouve, você o observa? Se sim, então você pode se considerar entre os verdadeiramente abençoados por nosso Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (15/04/2024)

Curiosamente, a mulher falando com Jesus nesta passagem estava honrando Sua mãe dizendo que ela foi abençoada por tê-lo carregado e alimentado. Mas Jesus honra Sua mãe em um grau ainda maior, declarando o que Ele faz. Ele a honra e a chama de bem-aventurada porque ela, mais do que ninguém, ouve a Palavra de Deus e a observa perfeitamente.

Ouvir e fazer são duas coisas muito diferentes. Ambas assumem muito compromisso na vida espiritual. Em primeiro lugar, ouvir a Palavra de Deus não é simplesmente ouvir ou ler a Bíblia. “Ouvir” neste caso significa que Deus se comunicou com nossas almas. Significa que estamos engajando uma Pessoa, o próprio Jesus, e estamos deixando que Ele nos comunique tudo o que Ele deseja comunicar.

Embora possa ser desafiador ouvir Jesus falar e internalizar o que Ele diz, é ainda mais desafiador deixar Sua Palavra nos mudar a ponto de vivermos o que Ele falou. Muitas vezes podemos ter boas intenções, mas falhamos em seguir com a ação vivendo a Palavra de Deus.

Reflita, hoje, sobre ouvir e observar. Comece ouvindo e reflita se você se permite ou não diariamente ser engajado por Jesus. A partir daí, reflita se você está vivendo o que sabe que Ele falou. Comprometa-se novamente com este processo e você descobrirá que você também é verdadeiramente abençoado!

Recomendado para você: Quer entender sobre a Bíblia e os ensinamentos Cristãos?

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sábado (13/04/2024)

Oração do Dia

Eterna Palavra de Deus, que eu ouça Você falar comigo. Que eu possa encontrar-te em minha alma e receber a tua palavra sagrada. Que eu também coloque essa Palavra em ação em minha vida para experimentar as bênçãos que você tem reservado para mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *