Liturgia Diária – 29ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (26/10/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 26 de outubro de 2023.

Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Oração do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Romanos 6, 19-23

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 19Uso uma linguagem humana, por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral. Pois bem, agora, colocai vossos membros ao serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21Que fruto colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas açðes era a morte. 22Agora, porém, libertados do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final. 23Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo responsorial 1

– É feliz quem a Deus se confia!

– Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

– Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

– Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 49-53

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Eu tudo considero como perda e como lixo a fim de ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3,8s);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Há muito que podemos aprender com esses ensinamentos de nosso Senhor. Jesus não apenas disse: “Eu vim colocar fogo na terra…” Ele também disse que é Seu desejo que este fogo seja “ardente!”

O fogo é poderoso. Um fogo ardente, por exemplo, pode purificar o precioso metal ouro. Quando aquecidas ao estado líquido, as impurezas sobem à superfície para fácil remoção. O fogo também pode consumir. Quando um fogo ardente termina de queimar, o que resta são apenas cinzas. Muitos grandes santos refletiram sobre a imagem do fogo como imagem da purificação que Deus deseja fazer em nossas almas. São João da Cruz, por exemplo, refletiu profundamente sobre esta imagem. Ele explicou que entrar na união divina era semelhante à queima de uma tora. A princípio, quando a tora começa a queimar, ela estala e estala. Isso ocorre porque as impurezas da madeira, como umidade ou seiva, não queimam enquanto a madeira queima. Mas à medida que uma tora continua a queimar, como explica São João, eventualmente a tora se torna uma só com o fogo. A princípio, você pode distinguir a tora do fogo quando apenas parte da tora está queimando. Mas uma vez que toda a tora é envolvida pelas chamas e todas as impurezas são queimadas, você tem um pedaço de madeira que é um com o fogo. Ele brilha e emite luz e calor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Terça-feira (20/02/2024)

Quando ponderamos estas palavras de Jesus a respeito do Seu desejo de “incendiar a terra”, devemos primeiro ver isso como o Seu desejo de purificar as nossas almas. Dentro de nossas almas, existem muitas impurezas que precisam ser removidas se quisermos nos tornar um com Deus, emitindo Seu esplendor e glória. Esta purificação envolve um processo de permitir que Deus traga nossos pecados à tona para que eles sejam vistos e possam ser removidos. Mas isto só é possível se permitirmos que o fogo ardente do amor purificador de Deus nos consuma.

Muitas vezes na vida nos contentamos em ser simplesmente medíocres em nossa jornada de fé. Rezamos, vamos à missa no domingo e tentamos ser bons. Mas esta não é a vida que nosso Senhor deseja para nós. Ele quer uma vida que seja radicalmente consumida pelo fogo ardente do Seu amor. Ele quer que nos tornemos tão purificados de nossos pecados que Ele seja capaz de se tornar um conosco, enviando o brilho de Sua glória através de nossas vidas.

Reflita hoje sobre esta imagem de um fogo ardente e purificador. Use a imagem do ouro derretendo até o ponto em que todas as impurezas subam à superfície. Ou use a imagem que São João da Cruz usa com o tronco. Deus quer muito mais de você. Ele quer transformar você e usá-lo de maneiras além da sua imaginação. Não tenha medo de tomar a decisão radical de permitir que o fogo ardente e purificador da misericórdia de nosso Senhor o transforme. E não espere que isso comece amanhã – acenda essa chama hoje.

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor purificador, Você deseja profundamente incendiar meu coração e minha alma com a misericórdia transformadora do Seu amor. Por favor, dê-me a graça que preciso para permitir que Você acenda este fogo de amor em meu coração para que ele se torne verdadeiramente ardente e consumidor. Que esta chama me acenda nas profundezas do meu coração para que Você brilhe intensamente em minha vida, trazendo o calor do Seu amor ao nosso mundo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.

A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.