Liturgia Diária – 29ª Semana do Tempo Comum, Sábado (22/10/2022)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 29ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 22 de outubro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Efésios 4, 7-16

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 8Daí esta palavra: ‘Tendo subido às alturas, ele capturou prisioneiros, e distribuiu dons aos homens’. 9’Ele subiu’! Que significa isso, senão que ele desceu também às profundezas da terra? 10Aquele que desceu é o mesmo que subiu mais alto do que todos os céus, a fim de encher o universo. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. 12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude. 14Assim, não seremos mais crianças ao sabor das ondas, arrastados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e induzidos por sua astúcia ao erro. 15Motivados pelo amor queremos ater-nos à verdade e crescer em tudo até atingirmos aquele que é a Cabeça, Cristo. 16Graças a ele, o corpo, coordenado e bem unido, por meio de todas as articulações que o servem, realiza o seu crescimento, segundo uma atividade à medida de cada membro, para a sua edificação no amor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 121 (122)

Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor!

– Que alegria, quando ouvi que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’ E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

– Jerusalém,cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

– Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13, 1-9

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: ‘Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.’ 6E Jesus contou esta parábola: ‘Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta é uma imagem que reflete nossas almas muitas vezes. Muitas vezes, na vida, podemos cair em uma rotina e nosso relacionamento com Deus e com os outros luta. Como resultado, nossas vidas dão pouco ou nenhum bom fruto.

Talvez não seja você no momento presente, mas talvez seja. Talvez sua vida esteja fortemente fundamentada em Cristo ou talvez você esteja lutando muito. Se você está lutando, tente se ver como esta figueira. E tente ver a pessoa que se compromete a “cultivar o solo ao seu redor e fertilizá-lo” como o próprio Jesus.

É importante notar que Jesus não olha para esta figueira e a descarta como inútil. Ele é um Deus de segundas chances e está comprometido em cuidar dessa figueira de forma a oferecer-lhe todas as oportunidades necessárias para dar frutos. Então, isso é conosco. Jesus nunca simplesmente nos joga fora, independentemente de quão longe tenhamos nos desviado. Ele está sempre pronto e disposto a nos alcançar da maneira que precisamos para que nossas vidas possam mais uma vez dar muito fruto.

Reflita, hoje, se você sente que precisa permitir que Jesus “cultive o solo” ao seu redor. Não tenha medo de deixar que Ele lhe forneça o alimento que você precisa para que mais uma vez dê muitos frutos bons em sua vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Oração do Dia

Senhor, eu sei que sempre preciso do Teu amor e cuidado em minha vida. Eu preciso ser nutrido por Ti para que eu possa dar o fruto que Tu desejas de mim. Ajude-me a estar aberto às maneiras pelas quais você deseja nutrir minha alma para que eu possa realizar tudo o que você tem em mente para mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Reflexão Diária das palavras do Evangelho depois dessa leitura. Esta reflexão é feita em geral por interpretação própria do celebrante.

O ponto mais alto da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *