Liturgia Diária – 2ª Semana do Advento, Sábado (16/12/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 16 de dezembro de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Eclesiástico 48, 1-4.9-11

Leitura do Livro do Eclesiástico:

Naqueles dias: 1O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 79 (80)

– Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

– Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!

– Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

– Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17, 10-13

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: ‘Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?’ 11Jesus respondeu: ‘Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.’ 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O último dos profetas do Antigo Testamento foi Malaquias. Ele concluiu seu ministério cerca de 400 anos antes da vinda de Cristo. Malaquias profetizou que um “mensageiro” viria diante do Messias para preparar o caminho diante Dele. Malaquias prossegue dizendo que “Elias, o Profeta” virá antes do dia do Senhor (ver Malaquias 3:1–24).

Muitas pessoas na época de Jesus não entendiam esta profecia e nem sequer estavam cientes dela. Portanto, os escribas usaram esta profecia para confundir muitas pessoas, alegando que, uma vez que “Elias” não tinha vindo, então claramente Jesus não era o Messias prometido.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Jesus esclareceu aos discípulos que o “mensageiro”, que seria o novo Elias, já havia chegado na pessoa de João Batista. Assim, ao esclarecer isto, Jesus também esclareceu que os escribas não eram precisos na sua tentativa de interpretar as Escrituras e estavam ativamente enganando o povo por causa dos seus erros.

Uma coisa que isso nos diz é que devemos abordar a palavra de Deus com humildade. O orgulho dos escribas os levou a acreditar que possuíam algum tipo de sabedoria extraordinária que não possuíam. Assim, eles agiram como pobres professores espirituais do povo de Deus.

A humildade diante da Palavra de Deus é essencial se quisermos compreender adequadamente não apenas as profecias do Antigo Testamento, mas também as próprias palavras do próprio Jesus. Sem humildade diante da Palavra de Deus, todos nós podemos facilmente interpretar mal as belas e santas palavras proferidas por nosso Senhor.

Tudo nas Escrituras é profundo, profundo e verdadeiro. E por esta santa Palavra de Deus chegamos ao encontro do próprio Deus. Mas se permitirmos que o orgulho se infiltre, poderemos acabar imitando os escribas e entendendo mal a Palavra de Deus. O resultado será uma imagem distorcida de Deus que se tornará um impedimento ao nosso encontro pessoal com o nosso amoroso Senhor. Mas se pudermos sempre permanecer humildes diante de tudo o que Deus nos revelou, então estaremos mais facilmente abertos às verdades mais profundas e belas que Deus deseja falar aos nossos corações.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Reflita hoje sobre qualquer maneira pela qual você tenha se sentido confuso com a Palavra de Deus. Procure abrir humildemente o seu coração de forma mais plena àquilo que nosso Senhor deseja falar com você. Ouça com a mente e o coração abertos e permita que o puro dom da fé se torne o seu guia para que você seja conduzido às verdades mais profundas da nossa fé.

Oração do Dia

Meu misterioso e belo Senhor, Tu nos revelaste os mistérios mais profundos e profundos da vida através da Tua Palavra escrita. Que eu sempre me aproxime da Tua Palavra com humildade e abertura para que possa conhecê-Lo mais plenamente. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *