Liturgia Diária – 2ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (16/01/2023)
Liturgia Diária da 2ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 16 de janeiro de 2022.
Confira diariamente a Homilia do Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje com Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Hebreus 5, 1-10
Leitura da Carta aos Hebreus:
1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: ‘Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei’. 6Como diz em outra passagem: ‘Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec.’ 7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. 10De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote na ordem de Melquisedec.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 109 (110)
– Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!
– Palavra do Senhor ao meu Senhor: ‘Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!’
– O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: ‘Domina com vigor teus inimigos;
– Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!’
– Jurou o Senhor e manterá sua palavra: ‘Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!’
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2, 18-22
– Aleluia, Aleluia, Aleluia!
– A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (HB 4,12).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo: 18Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: ‘Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?’ 19Jesus respondeu: ‘Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém pðe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos’.
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
A passagem acima revela a resposta de Jesus aos discípulos de João Batista e alguns fariseus que questionaram Jesus sobre o jejum. Eles apontam que os discípulos de João e os fariseus seguem as leis judaicas sobre o jejum, mas os discípulos de Jesus não. A resposta de Jesus vai ao cerne da nova lei sobre o jejum.
O jejum é uma prática espiritual maravilhosa. Ajuda a fortalecer a vontade contra as tentações carnais desordenadas e ajuda a trazer pureza à alma. Mas é preciso ressaltar que o jejum não é uma realidade eterna. Um dia, quando estivermos face a face com Deus no Céu, não haverá mais necessidade de jejuar ou fazer qualquer tipo de penitência. Mas, enquanto estivermos na terra, lutaremos, cairemos e nos perderemos, e uma das melhores práticas espirituais para nos ajudar a retornar a Cristo é a combinação de oração e jejum.
O jejum torna-se necessário “quando o noivo é levado embora”. Em outras palavras, o jejum é necessário quando pecamos e nossa união com Cristo começa a enfraquecer. É então que o sacrifício pessoal do jejum ajuda a abrir novamente o coração ao Senhor. Isso é especialmente verdadeiro quando os hábitos de pecado se formam e se tornam profundamente arraigados. O jejum acrescenta muito poder à nossa oração e dilata a nossa alma para podermos receber o “vinho novo” da graça de Deus onde mais precisamos.
Reflita, hoje, sobre sua abordagem ao jejum e outras práticas penitenciais. Você jejua? Você faz sacrifícios regulares para fortalecer sua vontade e ajudá-lo a se voltar mais plenamente para Cristo? Ou essa prática espiritual saudável foi um tanto negligenciada em sua vida? Renove seu compromisso com esse santo empreendimento hoje e Deus trabalhará poderosamente em sua vida.
Oração do Dia
Senhor, abro meu coração ao vinho novo da graça que queres derramar sobre mim. Ajuda-me a estar devidamente disposto a esta graça e a usar todos os meios necessários para me tornar mais aberto a ti. Ajude-me, especialmente, a me comprometer com a maravilhosa prática espiritual do jejum. Que este ato de mortificação em minha vida dê frutos abundantes para o Teu Reino. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Para a comunidade católica, a liturgia é uma maneira de renovação do sacrifício de Jesus Cristo pela salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os católicos, a reflexão que pode fazer parte de suas vidas.
A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira palavra “Leito” que significa: público. E a segunda “Ergos” que quer dizer: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é tida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição católica da igreja.
Sobre o Autor
0 Comentários