Liturgia Diária – 33º Domingo do Tempo Comum (13/11/2022)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária do 33º Domingo do Tempo Comum, 13 de novembro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Malaquias 3, 19-20

Leitura da Profecia de Malaquias:

Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. 20aPara vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 97 (98)

O Senhor virá julgar a terra inteira; com justiça julgará.

– Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

– Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! 8As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria.

– Exultem na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.

2ª Leitura

Segunda leitura: Tessalonicenses 3, 7-12

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

Irmãos: 7Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. 8De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. 9Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. 10Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: ‘Quem não quer trabalhar, também não deve comer’. 11Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada. 12Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos e exortamos a estas pessoas que, trabalhando, comam na tranquilidade o seu próprio pão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (12/09/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21, 5-19

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 5Algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6’Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.’ 7Mas eles perguntaram: ‘Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer? 8Jesus respondeu: ‘Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo.’ Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim.’ 10E Jesus continuou: ‘Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. 12Antes, porém, que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (11/09/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Que linha interessante. O que isto significa? Quem são os “muitos” de quem Jesus fala? Eles estão em nosso meio hoje?

Pode não ser útil tentar apontar para esta ou aquela pessoa ou para este ou aquele grupo de pessoas em referência aos “muitos” que virão falsamente em nome de Jesus. Mas é útil falar sobre alguns princípios gerais e orientadores.

Primeiro, Jesus usa a palavra “enganado”. Haverá muitos falsos profetas que terão a capacidade de enganar. Eles se apresentarão como mensageiros da verdade e dispensadores da vontade de Deus. Suas palavras serão convincentes e muitos seguirão.

Isso nos diz que nem todo mundo “falando em nome de Deus” está de fato falando em “nome de Deus”. E mesmo que muitos outros estejam seguindo, e eles são muito convincentes, isso não é prova de que a pessoa é um verdadeiro profeta do Senhor.

Como podemos discernir quando alguém está falando do coração de Jesus? Em última análise, isso só pode ser feito através de um estado de oração. Estar em “estado de oração” significa que nossos corações estão sintonizados com a voz de Deus. Quando Deus fala através desta ou daquela pessoa e nossos corações estão sintonizados com Ele, nós simplesmente conheceremos Sua voz como ela é falada através desta ou daquela pessoa.

Por outro lado, quando estamos vivendo em um estado de verdadeira oração e então alguém fala uma mensagem falsa e enganosa, algo não vai ficar bem conosco. Haverá uma sensação nas profundezas de nossas almas de que algo não está certo. Será um sentido espiritual e isso é resultado do trabalho saudável de nossa consciência. Existem guias externos, como o ensinamento revelado da Igreja e o conselho de outros bons cristãos, mas no final devemos permitir que Deus fale dentro de nossas consciências e siga Sua voz neste santuário sagrado.

Leia mais:  Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (10/09/2024)

Reflita, hoje, se você busca diariamente ou não ouvir Deus falando com você nas profundezas de sua consciência. Ouça com atenção. Aprenda Sua voz e procure ouvi-Lo falar através de outras pessoas. E quando a voz dos outros estiverem em oposição à voz que fala dentro de sua alma, permaneça fiel a Deus falando dentro de você. É lá, mais do que em qualquer outro lugar, que Ele o guiará.

Oração do Dia

Senhor, dá-me a graça de conhecer e ouvir a Tua voz. Eu escolho você acima de todas as coisas e desejo conhecê-lo mais claramente. Que eu Te siga agora e sempre em minha vida e que eu nunca seja enganado pelos muitos falsos profetas de nossos dias e eras. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.