Liturgia Diária – 3ª Semana do Advento, Quinta-feira (21/12/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 21 de dezembro de 2023.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho do Dia dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Primeira Leitura, Evangelho do dia e Homilia do Evangelho de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Cântico dos Cânticos 2, 8-14

Leitura do Cântico dos Cânticos:

8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela, ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades. 10O meu amado me fala dizendo: ‘Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores, chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante’.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 32 (33)

– Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

– Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação!

– Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança!

– No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 39-45

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Ó Emanuel, sois o nosso rei e orientador: vinde salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’ 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim’. 34Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?’ 35O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível’. 38Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’ E o anjo retirou-se.39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!’ 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Somos hoje apresentados à gloriosa história da Visitação. Quando Maria estava grávida de cerca de dois meses, ela viajou para ficar com sua prima Isabel, que daria à luz dentro de um mês. Embora muito possa ser dito sobre isso como um ato de amor familiar dado por Maria a Isabel, o foco central torna-se imediatamente o precioso Menino dentro do ventre de Maria.

Imagine a cena. Maria tinha acabado de viajar cerca de 160 quilômetros. Ela provavelmente estava exausta. Quando ela finalmente chegou, ela teria ficado aliviada e feliz com a conclusão de sua jornada. Mas Isabel diz algo bastante inspirador naquele momento, que eleva a alegria de todos os presentes, inclusive a alegria de Mãe Maria. Isabel diz: “Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre” (Lucas 1:44). Novamente, imagine a cena. Foi esta pequena criança no ventre de Isabel, João Batista, que imediatamente percebeu a presença do Senhor e saltou de alegria. E foi Elizabeth quem imediatamente percebeu a alegria de seu filho viver em seu ventre. Quando Isabel expressou isso a Maria, que já estava alegre por completar sua jornada, Maria ficou subitamente ainda mais feliz ao perceber que havia trazido para Isabel e João o Salvador do Mundo que vivia dentro de seu ventre.

Esta história deve nos ensinar muito sobre o que é mais importante na vida. Sim, é importante estender a mão aos outros com amor. É importante cuidar dos nossos familiares e amigos quando eles mais precisam de nós. É importante sacrificarmos o nosso tempo e energia para o bem dos outros, porque através destes atos de serviço humilde, certamente partilhamos o amor de Deus. Mas o mais importante é que devemos levar o próprio Cristo Jesus aos outros. Isabel não estava cheia de alegria, antes de mais nada porque Maria estava lá para ajudá-la durante a gravidez. Em vez disso, ela ficou muito feliz principalmente porque Maria lhe trouxe Jesus, seu Senhor, vivendo dentro de seu ventre.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

Embora não tragamos Cristo da mesma forma que a nossa Mãe Santíssima o fez, devemos, no entanto, fazer disto a nossa missão central na vida. Primeiro, devemos promover um amor e uma devoção ao Senhor tão profundos que Ele realmente habite dentro de nós. Então, devemos levar Aquele que habita em nós para os outros. Este é sem dúvida o maior ato de caridade que poderemos oferecer a outra pessoa.

Reflita, hoje, não apenas sobre a sua missão de convidar o seu Senhor a habitar dentro de você como nossa Mãe Santíssima fez, mas também sobre o seu dever cristão de então trazer Aquele que habita dentro de você para os outros. Os outros encontram Cristo vivendo dentro de você com alegria? Eles sentem a presença Dele em sua vida e respondem com gratidão? Independentemente da resposta deles, comprometa-se com este santo chamado de levar Cristo aos outros como um ato do mais profundo amor.

Oração do Dia

Senhor, por favor, habite dentro de mim. Venha e transforme-me pela Tua santa presença. À medida que você vem até mim, ajude-me a me tornar um missionário da sua presença divina, trazendo-o a outros para que eles possam encontrar a alegria da sua presença. Faça de mim um instrumento puro, querido Senhor, e use-me para inspirar todos que encontro todos os dias. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum na antiguidade, mas depois dos séculos VIII e IX é que a liturgia passou a ser usada pela igreja grega e fazendo parte da igreja católica também.

A Liturgia Diária é utilizada nas missas e existe uma liturgia diferente para cada dia do ano. A Liturgia Diária é composta por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Mas em alguns dias, também podem ter duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *