Liturgia Diária – 3ª Semana do Advento, Sábado (17/12/2022)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 3ª Semana do Advento, Sábado, 17 de dezembro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gênesis 49, 2.8-10

Leitura do livro do Gênesis:

Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos’.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 71 (72)

Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

– Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

– Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.

– Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

– Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (17/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 1, 1-17

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Ó Sabedoria do Altíssimo, que tudo determina, com doçura e com vigor: oh, vem nos ensinar o caminho da prudência!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sábado (18/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

A última linha da passagem do evangelho acima oferece muito para meditarmos neste dia e durante a semana que se inicia. “Dela nasceu Jesus, chamado o Cristo.” Que realidade incrível celebramos! O próprio Deus assumiu nossa vida humana, experimentou a concepção, nascimento, infância, adolescência, etc. Como humano, Ele também experimentou ódio, abuso, perseguição e assassinato. Mais uma vez, que realidade incrível celebramos!

Nos próximos oito dias, as leituras da Missa se concentrarão mais diretamente nesta incrível realidade. Ponderamos hoje sobre a linhagem de Cristo Jesus e vemos que Ele vem da linhagem de Abraão e Davi e que Seus ancestrais foram os grandes Juízes, Reis e Sacerdotes Levíticos. Nos próximos dias de preparação para o Natal, refletiremos sobre o papel de São José, a resposta de nossa Mãe Santíssima ao anjo, a Visitação, a falta de fé de Zacarias e a fé perfeita de nossa Mãe Santíssima.

Ao entrarmos nesta oitava de preparação imediata para a celebração do nascimento de Cristo, use-a como um tempo de verdadeira preparação espiritual. Embora todo o Advento seja um período de preparação, esses últimos dias devem se concentrar especialmente nos grandes mistérios que cercam a Encarnação e o nascimento do Menino Jesus. Devemos ponderar sobre as pessoas que Deus escolheu para estarem intimamente envolvidas, e devemos refletir sobre os mínimos detalhes sobre como esse milagre dos milagres aconteceu.

Leia mais:  Liturgia Diária – Solenidade de Pentecostes – Domingo (19/05/2024)

Reflita, hoje, sobre o verdadeiro motivo do Advento e do Natal. Esta última semana que antecede o Natal pode muitas vezes ficar cheia de ocupações e outras formas de preparação, como fazer compras, cozinhar, viajar, decorar, etc. Embora todas essas outras preparações tenham seu lugar, não negligencie a preparação mais importante – a preparação espiritual de sua alma. Passe algum tempo com as Escrituras esta semana. Saboreie a história. Pense na incrível realidade que estamos prestes a celebrar.

Oração do Dia

Meu precioso Senhor, agradeço-lhe por ter vindo habitar entre nós, e agradeço-lhe por esta época do Advento em que posso ponderar em oração tudo o que o Senhor fez por mim. Por favor, faça desta última semana antes do Natal um tempo de verdadeira preparação em que eu pondero em oração a incrível realidade de Sua Encarnação. Que esta última semana de preparação não seja desperdiçada, mas usada como base para uma gloriosa e orante celebração do santo dom do Natal. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *