Liturgia Diária – 4ª Semana Comum, Sábado (05/02) – Santa Águeda

Liturgia Diária de sábado, 5 de fevereiro de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura, Salmo do Dia e Evangelho. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Rs 3,4-13)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 4o rei Salomão foi a Gabaon para oferecer um sacrifício, porque esse era o lugar alto mais importante. Salomão ofereceu mil holocaustos naquele altar.

5Em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: “Pede o que desejas e eu te darei”. 6Salomão respondeu: “Tu mostraste grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou na tua presença com sinceridade, justiça e retidão de coração para contigo. Tu lhe conservaste esta grande benevolência, e lhe deste um filho que hoje ocupa o seu trono.

7Portanto, Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda governar. 8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. 9Dá, pois, a teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?” 10Esta oração de Salomão agradou ao Senhor. 11E Deus disse a Salomão: “Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti. 13Mas dou-te também o que não pediste, tanta riqueza e tanta glória como jamais haverá entre os reis, durante toda a tua vida.

Leia mais:  Liturgia Diária - segunda-feira, 30/11/2020

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 118)

— Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!

— Como um jovem poderá ter a vida pura? Observando, ó Senhor, vossa palavra.

— De todo coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!

— Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós.

— Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; os vossos mandamentos ensinai-me!

— Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero os decretos que ditou a vossa boca.

— Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 6,30-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

Leia mais:  Evangelho do Dia - sábado, 19/12/2020

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

É importante ver o coração de Jesus. Nesta passagem, Jesus e Seus discípulos tiraram um momento para se afastarem da grande multidão para que pudessem ficar sozinhos e descansar um pouco. Mas as multidões estão cientes de sua partida de barco e rapidamente chegam ao outro lado do lago, chegando antes de Jesus e dos discípulos para encontrá-los à medida que chegam.

Qual é a reação de Jesus? Ele olha para eles com frustração? Ele pensa consigo mesmo: “Oh meu Deus, essas pessoas não me deixam sozinho nem por um pouco de tempo?” Certamente não. Sua resposta é de profunda misericórdia e compaixão. Ele se compadece deles e continua a ensinar-lhes muitas coisas.

Isso aconteceu por uma série de razões. Primeiro, aconteceu como resultado do desejo profundo que tantas pessoas sentiam. Eles foram atraídos para Jesus, para ouvi-lo e aprender com ele. Em segundo lugar, aconteceu porque Jesus também tinha um profundo desejo de estar com Seu povo. Ele desejava compartilhar Seu coração com eles e pastoreá-los, levando-os às muitas verdades que Ele veio revelar. Jesus era um verdadeiro Pastor que amava Suas ovelhas e as recebia continuamente.

O mesmo deve ser verdade para cada um de nós. Todos devemos procurar estar com Ele, amá-Lo e seguir Seus mandamentos. Devemos buscá-Lo diligente e incansavelmente, não importa quão difícil isso possa ser. Temos o dever, no amor, de buscar e encontrar nosso Senhor. E Jesus, por sua vez, cumprirá Seu dever para conosco de nos pastorear e nos ensinar muitas coisas. Ele permitirá que Seu coração seja movido de misericórdia e compaixão por nós e Ele nos aproximará de Si mesmo.

Leia mais:  Liturgia Diária - Quarta-feira, 8ª Semana do Tempo Comum, 26/05/2021

Reflita, hoje, sobre o coração misericordioso de Jesus. Veja Seu coração, anseie por Ele e vá a Ele. Conheça Seu amor ardente por você e aceite-O como seu Pastor.

Oração do Dia

Meu amoroso Senhor, eu te amo e entrego minha vida a Ti. Eu oro para que você sempre me encha com um desejo ardente de buscá-lo, todos os dias. Eu Te agradeço por Tua misericórdia e por Teu coração de pastor. Que eu possa descansar perto do Seu coração todos os dias. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (15/05)

Liturgia Diária – São Matias, Apóstolo – Festa, Sábado (14/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (11/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Terça-feira (10/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (09/05)

Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (08/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sábado (07/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (06/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (04/05)

Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (02/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.