Liturgia Diária – 6ª Semana Comum, Terça-feira (15/02)

Liturgia Diária de terça-feira, 15 de fevereiro de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do Dia de Hoje e Evangelho com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Tg 1,12-18)

Leitura da Carta de São Tiago.

12Feliz o homem que suporta a provação. Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam.

13Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: “É Deus que me está tentando”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco ele tenta a ninguém. 14Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz. 15Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

16Meus queridos irmãos, não vos enganeis. 17Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. 18De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 93)

— Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!

— É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da Lei, para dar-lhe um alívio na angústia.

— O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.

— Quando eu penso: “Estou quase caindo!” Vosso amor me sustenta, Senhor! Quando o meu coração se angustia, consolais e alegrais minha alma.

Leia mais:  Liturgia Diária – Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor (29/03/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 8,14-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”

Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O que é esse “fermento” de que Jesus está falando? Depois de dar esse aviso aos Seus discípulos, Jesus então lhes dá uma explicação do que Ele quer dizer e do que Ele não quer dizer. Mas mesmo a explicação parece estar acima de suas cabeças. Então Ele conclui dizendo: “Você ainda não entende?” Até hoje, Jesus ainda está fazendo essa pergunta a cada um de nós.

Este foi certamente Jesus tentando fazê-los pensar, ouvir e olhar mais profundamente. Ele estava avisando: “Cuidado!” Cuidado com este fermento. É um aviso de amor para ajudá-los a ver e entender um perigo muito real.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

Todo mundo que assa pão conhece o efeito de apenas um pouco de fermento (como fermento) na massa. Adicione apenas um pouco e isso afeta todo o pão. Se uma criança estiver ajudando no cozimento, ela pode voltar várias vezes, observando a massa crescer pouco a pouco. Pode se tornar uma coisa fascinante de assistir. E tudo resultou apenas deste pequeno fermento.

Então, o que é esse fermento dos fariseus e Herodes? São as palavras más, más intenções e erros que eles espalham. Para os fariseus, pode ser que seja apenas um pequeno equívoco ou deturpação do que Jesus disse ou fez. Eles podem distorcer Suas palavras ou simplesmente dar opiniões não-verbais a outros. Isso é contagioso e tem potencial para afetar a todos. Pouco a pouco, suas pequenas sementes de dúvida e dissidência afetam os outros.

Podemos tender a pensar em todas “aquelas” pessoas que conhecemos que fazem isso. Mas perderíamos uma importante oportunidade de crescimento se não observássemos primeiro a nós mesmos. Eu faço isso às vezes? Digo coisas que enganam de maneiras pequenas ou sutis? Ou engano os outros com minhas atitudes negativas não-verbais? Eu sou uma “pessoa negativa” às vezes?

Não há necessidade de nos sentirmos culpados ou nos rebaixarmos se nos sentimos condenados. Em vez disso, devemos olhar para esta pequena lição de Jesus para perceber o grande poder de nossas palavras. A menor das palavras pode causar grandes danos ao longo do tempo.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

Mas não é só nisso que devemos nos concentrar. É tão importante perceber que as pequenas palavras de amor que dizemos também têm potencial para fazer uma enorme diferença ao longo do tempo. Talvez seja apenas aquele pequeno sorriso que damos ou uma ação gentil que achamos que passa despercebida. Essas pequenas ações e palavras são o fermento do Evangelho. Eles fazem a diferença e podem se tornar contagiosos também.

Reflita, hoje, sobre as pequenas coisas da vida. Saiba que esses pequenos pecados e pequenos atos de amor fazem uma enorme diferença no final.

Oração do Dia

Meu Senhor atento, ajuda-me a ser honesto e ver que tipo de fermento eu semeio todos os dias. Ajude-me a ser purgado do mal e preenchido com o bem. Que você me inspire a ser esse bom fermento em todas as muitas interações diárias que tenho. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.