Liturgia Diária – 6ª Semana Comum, Segunda-feira (14/02)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária de segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Tg 1,1-11)

Início da Carta de São Tiago.

1Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que vivem na dispersão: Saudações. 2Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, 3por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. 4Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma.

5Se a alguém de vós falta sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições; e ela lhe será dada. 6Mas peça com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7Não pense tal pessoa que receberá alguma coisa do Senhor: 8o homem de duas almas é inconstante em todos os seus caminhos.

9O irmão humilde pode ufanar-se de sua exaltação, 10mas o rico deve gloriar-se de sua humilhação. Pois há de passar como a flor da erva. 11Com efeito, basta que surja o sol com o seu calor, logo seca a erva, cai a sua flor, e desaparece a beleza do seu aspecto. Assim também acabará por murchar o rico no meio de seus negócios.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 118)

— Venha a mim o vosso amor e viverei.

— Antes de ser por vós provado, eu me perdera; mas agora sigo firme em vossa lei!

— Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade!

— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

— Sei que os vossos julgamentos são corretos e com justiça me provastes, ó Senhor!

— Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 8,11-13)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus “suspirou do fundo do Seu espírito”. É claro que este não era um suspiro comum. Foi um suspiro que foi mais do que emoção. Foi das “profundezas do Seu espírito”. O que estava acontecendo com Jesus?

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Este suspiro revela uma dor e sofrimento em Jesus que era de natureza espiritual. Foi uma dor e sofrimento que veio como resultado de ser rejeitado pelos outros. Mas não era apenas que Ele estava ferido ou ofendido, porque Ele não estava. O sofrimento que Ele sentiu foi de Seu amor. Isso aconteceu porque Ele amou profundamente os fariseus e percebeu que eles estavam rejeitando a graça que Ele queria oferecer a eles. Isso doeu não porque Jesus fosse sensível a ser ferido; em vez disso, doeu por causa de Seu amor sem limites por eles.

É interessante que raramente pensamos no amor de Jesus pelos fariseus. Muitas vezes, só pensamos nele sendo duro com eles e os condenando. Mas cada palavra forte que Ele dirigiu a eles visava convertê-los por amor. Foi uma tentativa, de Sua parte, de sacudi-los de sua indiferença e rejeição da graça. Foi um ato de amor.

Reflita, hoje, sobre os “fariseus” em sua vida. Talvez você não encontre aqueles que são orgulhosos ou altivos, ou talvez encontre. Os fariseus em sua vida são aqueles que rejeitam o dom gratuito de amor que você tenta oferecer. Eles são aqueles que estão tão magoados, confusos ou amargos que acham muito difícil deixar o amor entrar. Eles lançam todo tipo de defesa que existe para evitar deixar seu amor entrar. E quando você vê essa rejeição, dói. E você pode ficar tentado a ter raiva ou condenação.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sábado (20/04/2024)

Mas como você deve reagir? Você deve fazer como Jesus fez! Você deve suspirar e “suspirar profundamente”. Você deve sentir a dor da rejeição deles e sentir uma tristeza sagrada por eles. Às vezes, você pode precisar confrontá-los como Jesus fez. Mas nunca por seu orgulho ferido. Você deve confrontar apenas porque julga que é a melhor maneira de conquistá-los. Você saberá que isso é um ato de amor quando sentir aquele suspiro profundo em seu espírito.

Oração do Dia

Amoroso Senhor, ajuda-me a amar com um amor puro e santo. Ajude-me a sentir uma santa tristeza pelos meus pecados e pelos pecados dos outros quando encontro os pecados deles. Que essa santa dor me compele a amar mais profundamente. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *