Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (09/05/2024)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária de Quinta-feira, 9 de maio de 2024.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 18,1-8)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas – Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos. 4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.

7Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 97 (98)

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

Leia mais:  Liturgia Diária – Solenidade de Pentecostes – Domingo (19/05/2024)

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 16,16-20)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o vosso coração muito há de se alegrar. (cf. Jo 14,18)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”

18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Celebramos hoje mais um passo na conclusão da missão do Filho de Deus. A humanidade pecou no início dos tempos e caiu da Inocência Original. Deus imediatamente começou a preparar o mundo para o dom da redenção eterna, estabelecendo uma aliança com Noé, Abraão e Moisés. Ele levantou vários profetas e reis para preparar ainda mais Seu povo para o que estava por vir. E então, quando chegou a hora certa, Deus entrou em nosso mundo através da Bem-Aventurada Virgem Maria. Jesus, o Filho de Deus, finalmente entrou em Seu ministério público, ensinando, realizando milagres, reunindo os fiéis a Si mesmo, morrendo, ressuscitando e depois aparecendo aos Seus discípulos em preparação para a Ascensão. A Ascensão completa a missão do Filho de Deus. Hoje honramos aquele momento definitivo em que Deus Filho, em Sua natureza humana transformada e ressuscitada, ascende pelo Seu próprio poder ao Pai, trazendo consigo a nossa humanidade para que toda a humanidade possa ascender com Ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja - Memória, Segunda-feira (20/05/2024)

Ao celebrarmos a Ascensão de Jesus, devemos primeiro ver tudo o que levou até aquele momento e procurar unir-nos a todos os acontecimentos anteriores. Devemos ouvir as palavras dos patriarcas e dos profetas do Antigo Testamento. Devemos ouvir especialmente os ensinamentos de Jesus no Novo Testamento e abraçar as Suas palavras sem hesitação. E devemos unir-nos à Sua própria morte, morrendo para o pecado, para que possamos também participar da Sua Ressurreição. Hoje, devemos ver ainda o convite que todos recebemos para ascender com Jesus ao Pai. Devemos compreender que onde Jesus foi, somos convidados a seguir se apenas acreditarmos, abraçarmos e vivermos tudo o que aconteceu que levou a este momento glorioso.

A Ascensão foi o fim da vida de Jesus na Terra, mas também o início da nossa participação na vida do Céu. Ao ascender, Jesus comissionou Seus discípulos a irem e “pregarem o evangelho a toda criatura”. Eles deveriam pregar a todos sobre o plano salvador de Deus que começou na época de Adão e Eva e foi completado com a Ascensão.

Reflita, hoje, sobre o seu chamado para não apenas compartilhar este momento glorioso da Ascensão de Jesus, mas também sobre o seu chamado para seguir em frente e fazer tudo o que puder para atrair outros para esta nova vida. Reflita sobre Jesus, que hoje também lhe fala para convidá-lo a levar outros àquele monte. Ao ensinar amigos, familiares e todos a quem Deus lhe confiou a compartilhar o Evangelho, você cumpre a missão de Cristo de “ir por todo o mundo” para reunir as pessoas dispersas no único rebanho de Cristo, para ascender com Ele um dia para a eternidade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sábado (18/05/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor ascendido, todas as coisas ao longo da história foram apenas uma preparação para o momento em que Você atraiu a humanidade caída para o Céu para estar com Seu Pai para sempre. Ajude-me a sempre prestar atenção às Tuas santas palavras, para que eu também participe da Tua Ascensão. Use-me, querido Senhor, para também ir em frente e atrair muitos outros a Ti, para que o Reino seja preenchido com todos aqueles a quem Tu chamaste. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *