Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (26/05)

Liturgia Diária da 6ª Semana da Páscoa, 26 de maio de 2022.

Leia a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia de Hoje do evangelho e Salmo do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 18,1-8)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

18 1 Depois disso, saindo de Atenas, Paulo dirigiu-se a Corinto.

2 Encontrou ali um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, e sua mulher Priscila. Eles pouco antes haviam chegado da Itália, por Cláudio ter decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo uniu-se a eles.

3 Como exercessem o mesmo ofício, morava e trabalhava com eles. (Eram fabricantes de tendas.)

4 Todos os sábados ele falava na sinagoga e procurava convencer os judeus e os gregos.

5 Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à pregação da palavra, dando aos judeus testemunho de que Jesus era o Messias.

6 Mas como esses contradissessem e o injuriassem, ele, sacudindo as vestes, disse-lhes: “O vosso sangue caia sobre a vossa cabeça! Tenho as mãos inocentes. Desde agora vou para o meio dos gentios”.

7 Saindo dali, entrou em casa de um prosélito, chamado Tício Justo, cuja casa era contígua à sinagoga.

8 Entretanto Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com todos os da sua casa. Sabendo disso, muitos dos coríntios, ouvintes de Paulo, acreditaram e foram batizados.

Palavra do Senhor.

Salmo

O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo,

Leia mais:  Evangelho do Dia - Quinta-feira, 31ª Semana do Tempo Comum, 04/11/2021

porque ele fez prodígios!

Sua mão e o seu braço forte e santo

alcançaram-lhe a vitória.

– O Senhor fez conhecer a salvação

e, às nações, sua justiça;

recordou o seu amor sempre fiel

pela casa de Israel.

– Os confins do universo contemplaram

a salvação do nosso Deus.

Aclamai o Senhor Deus, ó terá inteira,

alegrai-vos e exultai!

Evangelho do Dia

Evangelho (João 16,16-20)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o vosso coração muito há de se alegrar (Jo 14,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

16 16 Jesus disse: “Ainda um pouco de tempo, e já me não vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver, porque vou para junto do Pai”.

17 Nisso alguns dos seus discípulos perguntavam uns aos outros: “Que é isso que ele nos diz: ‘Ainda um pouco de tempo, e não me vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver?’ E que significa também: ‘Eu vou para o Pai?’”

18 Diziam então: “Que significa este pouco de tempo de que fala? Não sabemos o que ele quer dizer”.

19 Jesus notou que lho queriam perguntar e disse-lhes: “Perguntais uns aos outros acerca do que eu disse: ‘Ainda um pouco de tempo, e não me vereis; e depois mais um pouco de tempo, e me tornareis a ver’.

20 Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria”.

Leia mais:  Evangelho do Dia - terça-feira, 27/10/2020

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

O luto e até o choro fazem parte da vida. As crianças muitas vezes choram com a menor dificuldade, mas todos nós enfrentamos a tristeza ao longo da vida.

Nesta passagem acima, Jesus informa a Seus apóstolos que a tristeza e a dor farão parte de suas vidas. Esta é uma declaração muito sóbria, mas realista da parte de nosso Senhor. É um ato de amor, da parte Dele, estar na frente com Seus apóstolos sobre as dificuldades que eles enfrentarão.

A boa notícia é que Jesus segue essa declaração com a notícia esperançosa de que “a tristeza deles se tornará alegria”. Esta é a parte mais importante do que Jesus diz.

O mesmo é verdade em nossas vidas. Jesus não nos promete que nossas vidas serão livres de sofrimento e dor. Ele não nos diz que segui-Lo significa que tudo será fácil na vida. Em vez disso, Ele quer que saibamos que seguiremos Seus passos se escolhermos segui-Lo. Ele sofreu, foi maltratado e acabou morto. E isso seria trágico se Ele não ressuscitasse dos mortos, ascendesse ao céu e transformasse toda a dor e sofrimento anteriores no próprio meio de salvação do mundo.

Se seguirmos Seus passos, precisamos ver cada pedacinho de dor em nossas vidas como potencialmente um meio de graça para muitos. Se pudermos enfrentar as dificuldades da vida com fé e esperança, nada nos derrubará e tudo poderá ser usado para a glória de Deus e resultará em grande alegria.

Leia mais:  Liturgia Diária - Quarta-feira, 33ª Semana do Tempo Comum, 17/11/2021

Reflita, hoje, sobre estas palavras de Jesus. Saiba que Ele não estava apenas falando com Seus Apóstolos, mas também com você. Não fique escandalizado ou chocado quando a vida lhe apresentar alguma dificuldade. Não se desespere quando o sofrimento for colocado diante de você. Entregue todas as coisas ao nosso Senhor e deixe que Ele as transforme na alegria que Ele promete no final.

Oração do Dia

Senhor de toda esperança, entrego a Ti todo sofrimento em minha vida. Minha dor, dificuldades, tristeza e confusão coloco em Suas mãos. Eu confio que Você é todo-poderoso e deseja transformar todas as coisas em um meio de Sua glória. Dê-me esperança em tempos de desespero e confiança quando a vida estiver difícil. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.