Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (27/05)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária da 6ª Semana da Páscoa, 27 de maio de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do Evangelho de Hoje e Salmo do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 18,9-18)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

18 9 Numa noite, o Senhor disse a Paulo em visão: “Não temas! Fala e não te cales.

10 Porque eu estou contigo. Ninguém se aproximará de ti para te fazer mal, pois tenho um numeroso povo nesta cidade”.

11 Paulo deteve-se ali um ano e seis meses, ensinando a eles a palavra de Deus.

12 Sendo Galião procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus de comum acordo contra Paulo e levaram-no ao tribunal e disseram:

13 Este homem persuade os ouvintes a (adotar) um culto contrário à lei.

14 Paulo ia falar, mas Galião disse aos judeus: “Se fosse, na realidade, uma injustiça ou verdadeiro crime, seria razoável que vos atendesse.

15 Mas se são questões de doutrina, de nomes e da vossa lei, isso é lá convosco. Não quero ser juiz dessas coisas”.

16 E mandou-o sair do tribunal.

17 Então todos pegaram em Sóstenes, chefe da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal, sem que Galião fizesse caso algum disso.

18 Paulo permaneceu ali (em Corinto) ainda algum tempo. Depois se despediu dos irmãos e navegou para a Síria e com ele Priscila e Áquila. Antes, porém, cortara o cabelo em Cêncris, porque terminara um voto.

Palavra do Senhor.

Salmo

O Senhor é o grande rei de toda a terra.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

– Povos todos do universo, batei palmas,

gritai a Deus aclamações de alegria!

Porque sublime é o Senhor, o Deus altíssimo,

o soberano que domina toda a terra.

– Os povos sujeitou ao nosso jugo

e colocou muitas nações aos nossos pés.

Foi ele que escolheu a nossa herança,

a glória de Jacó, seu bem-amado.

– Por entre aclamações Deus se elevou,

o Senhor subiu ao toque da trombeta.

Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,

salmodiai, ao som da harpa, ao nosso rei!

Evangelho do Dia

Evangelho (João 16,20-23)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos para entrar em sua glória (Lc 24,46.26).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

16 20 Disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.

21 Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo.

22 Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria.

23 Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

A angústia na vida é comum. De pequenas maneiras, experimentaremos angústia todos os dias. E, de tempos em tempos, experimentaremos as dores muito pesadas de uma angústia particular em nossas vidas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Uma experiência de angústia significa que você não está na graça de Deus? Isso significa que Deus deixou você? Ou significa que você está fazendo algo errado? Certamente não. Na verdade, tudo o que temos a fazer é olhar para a vida de Jesus para ver que isso não é verdade. Ele estava em constante angústia ao longo de sua vida terrena, à medida que entrava cada vez mais profundamente na missão de Seu Pai. Pouco antes de Seu ministério público, Ele passou quarenta dias angustiado no deserto. Ao longo de Seu ministério público, Ele experimentou a angústia e a exaustão de Sua vida terrena. Ele experimentou as críticas dos outros, mal-entendidos, ridicularização, rejeição, tratamento severo e muito mais. No final, conhecemos Seu destino na Cruz.

Nossa Santíssima Mãe teve a “espada da dor” perfurando seu coração. Ela foi incompreendida e ridicularizada desde o início como resultado de sua misteriosa gravidez fora do casamento. Ela carregava um amor perfeito por seu Filho e se angustiava com o futuro dele à medida que crescia. Ela viu muitos o amarem e outros o atormentarem. Ela assistiu Sua zombaria de um julgamento e Sua crucificação.

Mas pense em suas vidas agora. Eles agora reinam do céu como a gloriosa Rainha de Todos os Santos e o Rei do Universo. Eles vivem em glória agora por toda a eternidade. Sua angústia se transformou em alegria perfeita.

Reflita, hoje, sobre suas próprias provações na vida. A passagem bíblica acima revela a promessa que Deus faz àqueles que as suportam com fé. Se você sente que recebeu uma mão injusta ou foi tratado injustamente, você está em boa companhia. A chave é caminhar por esta vida com graça e dignidade. Não deixe as provações desta vida ou suas dores te derrubarem. Saiba que ao permanecer fiel no caminho que Deus estabeleceu para você, o resultado final é que você se alegrará! Isso é simplesmente um fato. Agarre-se a essa esperança e mantenha os olhos na linha de chegada. Vale a pena no final.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor compassivo, entrego minha angústia e meus fardos a Ti. Eu os uno à Tua Cruz e confio que Tu estarás em todas as coisas andando comigo pela minha vida. Que eu possa manter meus olhos no objetivo e me alegrar em Seu amor inabalável. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *