Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Sábado (11/05/2024)
Liturgia Diária de Sábado, 11 de maio de 2024.
Leia a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho e Oração do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (At 18,23-28)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloquente, versado nas Escrituras. 25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.
27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 46 (47)
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
— Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!
Evangelho do Dia
Evangelho (Jo 16,23b-28)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Saí do Pai e vim ao mundo, eu deixo o mundo e vou ao Pai. (Jo 16,28)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Quando será que Jesus falará claramente sobre o Pai? Quando é aquela “hora” da qual Ele fala? Primeiro, esta “hora” pode ser entendida como o tempo após Sua morte, Ressurreição e Ascensão ao Céu. Será então que o Espírito Santo virá sobre eles no Pentecostes para abrir as suas mentes para compreenderem tudo o que Ele ensinou com muito maior discernimento e clareza. Mas no Evangelho de João, a “hora” também é uma referência à Sua morte na Cruz. É a sua hora de glória, a hora em que o Filho do Homem nos salva através da sua santa paixão. Portanto, esta declaração de Jesus deve ser lida dentro do contexto Dele aludindo à Sua paixão vindoura. Lembre-se de que este sermão que Jesus dá faz parte do Seu “Discurso da Última Ceia”. É dado imediatamente antes de Jesus sair ao Jardim do Getsêmani para ser preso.
Quando consideramos esta “hora” como a paixão e morte de Jesus na Cruz, devemos estar conscientes do facto de que o Seu ato de morrer não é apenas um ato salvífico de redenção, mas é também uma das formas mais claras pelas quais Ele fala sobre Seu Pai Celestial. O sofrimento e a morte de Jesus revelam, de facto, o Pai aos discípulos de formas que as Suas “figuras de linguagem” não poderiam revelar. A linguagem velada de Jesus foi falada como verdade, mas como verdade que não podia ser totalmente comunicada. No entanto, o sofrimento e a morte livremente abraçados por Jesus comunicam claramente o Pai da maneira mais profunda possível. A Cruz é puro amor, e o Pai é puro amor. A morte de Jesus na Cruz em obediência à vontade do Pai revela a todos que o Pai nos ama tanto que estava disposto a sacrificar o Seu Filho unigênito para que, se apenas crermos Nele, herdaremos a vida eterna.
A mensagem da Cruz é um verdadeiro ensinamento sobre o amor do Pai. É um ensinamento que aconteceu através de um ato do amor mais puro e sacrificial que se possa imaginar. A Cruz era Jesus falando “claramente do Pai”, na medida em que revela a profundidade do amor do Pai por toda a humanidade. Se você acha isso difícil de entender, então você não está sozinho. Os próprios discípulos lutaram com isso. É por isso que eles precisavam que o Espírito Santo viesse sobre eles para abrir as suas mentes. Nós também precisamos do Espírito Santo para que o véu seja levantado e possamos compreender esta mensagem mais poderosa do amor infinito de Deus.
Reflita hoje sobre o desejo ardente de Jesus de levantar o véu do Seu ensinamento e de revelar-lhe, claramente, a profundidade do amor do Pai por você. Permita que o Espírito Santo abra sua mente para esta revelação conforme ela é dada por meio da crucificação. Ore por esse presente. Ouça Jesus dizer que Ele deseja lhe dar esse entendimento e então aguarde a graça que você precisa para ver e compreender o próprio coração do Pai e Seu amor divino por você.
Oração do Dia
Meu precioso Jesus, a tua hora de glória na Cruz é a revelação mais clara e plena do amor do Pai. Na cruz, você nos mostra o quão profundamente somos amados por você e por seu Pai Celestial. Por favor, abra minha mente, querido Senhor, para tudo o que Você deseja me revelar, para que, à medida que eu Te conheça, eu também conheça Seu Pai Celestial. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.
A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários