Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (01/06)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 7ª Semana da Páscoa, Quarta-feira, 1 de junho de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 20,28-38)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastore­ar a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho.

29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos de que, durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular.

32Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber’”.

36Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37Todos, depois, prorromperam em grande pranto, e lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 67)

— Reinos da terra cantai ao Senhor.

— Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós ma­nifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes!

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

— Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa.

— Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 17,11b-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.

13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.

17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

“Santifique-os na verdade. Sua palavra é a verdade.” Essa é a chave para a sobrevivência!

As Escrituras revelam três tentações primárias que enfrentamos na vida: A carne, o mundo e o diabo. Todos os três trabalham para nos desviar do caminho. Mas todos os três são conquistáveis ​​com uma coisa: a Verdade.

Esta passagem do Evangelho acima fala especificamente do “mundo” e do “mal”. O maligno, que é o diabo, é real. Ele nos odeia e faz tudo o que pode para nos enganar e arruinar nossas vidas. Ele tenta encher nossas mentes com promessas vazias, oferece prazeres fugazes e encoraja ambições egoístas. Ele era um mentiroso desde o início e continua sendo um mentiroso até hoje.

Uma das tentações que o diabo lançou em Jesus durante Seu jejum de quarenta dias no início de Seu ministério público foi a tentação de obter tudo o que o mundo tem a oferecer. O diabo mostrou a Jesus todos os reinos da Terra e disse: “Tudo isso te darei, se você se prostrar e me adorar”.

Em primeiro lugar, esta foi uma tentação tola, dado o fato de que Jesus já era o Criador de todas as coisas. Mas, mesmo assim, Ele permitiu que o diabo O tentasse com essa tentação mundana. Por que Ele fez isso? Porque Jesus sabia que todos seríamos tentados com as muitas tentações do mundo. Por “mundo” queremos dizer muitas coisas. Uma coisa que vem à mente, em nossos dias, é o desejo de aceitação mundana. Esta é uma praga muito sutil, mas que afeta a muitos, inclusive a nossa própria Igreja.

Com a poderosa influência da mídia e da cultura política global, há pressão hoje, mais do que nunca, para que nós, como cristãos, simplesmente nos conformemos com nossa época. Somos tentados a fazer e acreditar no que é popular e socialmente aceitável. E o “evangelho” que estamos nos permitindo ouvir é o mundo secular do indiferentismo moral.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

Existe uma forte tendência cultural (uma tendência global devido à Internet e à mídia) de se tornarem pessoas dispostas a aceitar tudo e qualquer coisa. Perdemos nosso senso de integridade moral e verdade. Assim, as palavras de Jesus precisam ser abraçadas mais hoje do que nunca. “Sua Palavra é a Verdade”. A Palavra de Deus, o Evangelho, tudo o que nosso Catecismo ensina, tudo o que nossa fé revela é a Verdade. Esta Verdade deve ser nossa luz guia e nada mais.

Reflita, hoje, em quanta influência a cultura secular tem sobre você. Você cedeu à pressão secular ou aos “evangelhos” seculares de nossos dias? É preciso ser uma pessoa forte para resistir a essas mentiras. Resistiremos a eles somente se permanecermos consagrados na Verdade.

Oração do Dia

Senhor de toda a Verdade, eu me consagro a Ti. Você é a Verdade. Sua Palavra é o que eu preciso para manter o foco e navegar pelas muitas mentiras ao meu redor. Dá-me força e sabedoria para que eu permaneça sempre em Tua proteção longe do maligno. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *