Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (02/06)

Liturgia Diária da 7ª Semana da Páscoa, Quinta-feira, 2 de junho de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 22,30; 23,6-11)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 22 30 querendo saber com mais exatidão de que os judeus o acusavam, soltou-o e ordenou que se reunissem os sumos sacerdotes e todo o Grande Conselho. Trouxe Paulo e o mandou comparecer diante deles. 23 6 Paulo sabia que uma parte do Sinédrio era de saduceus e a outra de fariseus e disse em alta voz.: “Irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus. Por causa da minha esperança na ressurreição dos mortos é que sou julgado”.

7 Ao dizer ele estas palavras, houve uma discussão entre os fariseus e os saduceus, e dividiu-se a assembleia.

8 (Pois os saduceus afirmam não haver ressurreição, nem anjos, nem espíritos, mas os fariseus admitem uma e outra coisa.)

9 Originou-se, então, grande vozearia. Levantaram-se alguns escribas dos fariseus e contestaram ruidosamente: Não achamos mal algum neste homem. (Quem sabe) se não lhe falou algum espírito ou um anjo.

10 A discussão fazia-se sempre mais violenta. O tribuno temeu que Paulo fosse despedaçado por eles e mandou aos soldados que descessem, o tirassem do meio deles e o levassem para a cidadela.

11 Na noite seguinte, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: “Coragem! Deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa também que o dês em Roma”.

Palavra do Senhor.

Salmo

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

– Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Terça-feira (26/03/2024)

Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor”.

Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,

meu destino está seguro em vossas mãos!

– Eu bendigo o Senhor, que me aconselha

e até de noite me adverte o coração.

Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,

pois, se o tenho a meu lado, não vacilo.

– Eis por que meu coração está em festa,

minha alma rejubila de alegria

e até meu corpo no repouso está tranquilo;

pois não haveis de me deixar entregue à morte,

nem vosso amigo conhecer a corrupção.

– Vós me ensinais vosso caminho para a vida;

junto a vós, felicidade sem limites,

delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Evangelho do Dia

Evangelho (João 17,20-26)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Para que todos sejam um, diz o Senhor, como tu estás em mim e eu em ti, para que o mundo possa crer que me enviaste (Jo 17,21).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 17 20 “Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim.

21 Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste.

22 Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um:

23 eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.

24 Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

25 Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste.

26 Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lho manifestar, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Ao levantar os olhos para o céu, Jesus orou a Seu Pai Celestial. Este ato de erguer os olhos revela um aspecto único da presença do Pai. Revela que o Pai é transcendente. “Transcendente” significa que o Pai está acima de tudo e além de tudo. O mundo não pode contê-Lo. Assim, ao falar com o Pai, Jesus começa com este gesto pelo qual reconhece a transcendência do Pai.

Mas também devemos notar a iminência do relacionamento do Pai com Jesus. Por “iminência” queremos dizer que o Pai e Jesus estão unidos como um. O relacionamento deles é profundamente pessoal por natureza.

Embora essas duas palavras, “iminência” e “transcendência”, possam não fazer parte do nosso vocabulário diário, vale a pena entender e refletir sobre os conceitos. Devemos nos esforçar para estar muito familiarizados com seus significados e, mais especificamente, com o modo como nosso relacionamento com a Santíssima Trindade compartilha de ambos.

A oração de Jesus ao Pai foi para que nós, que cremos, compartilhemos da unidade do Pai e do Filho. Compartilharemos a vida e o amor de Deus. Para nós, isso significa que começamos vendo a transcendência de Deus. Também levantamos nossos olhos para o céu e nos esforçamos para ver o esplendor, a glória, a grandeza, o poder e a majestade de Deus. Ele está acima de tudo e além de tudo.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

Ao realizarmos esse olhar orante para os céus, devemos também nos esforçar para ver esse Deus glorioso e transcendente descer em nossas almas, comunicando-nos, amando-nos e estabelecendo um relacionamento profundamente pessoal conosco. É incrível como esses dois aspectos da vida de Deus combinam tão bem, embora, a princípio, possam parecer completamente opostos. Eles não se opõem, mas se unem e têm o efeito de nos atrair para um relacionamento íntimo com o Criador e sustentador de todas as coisas.

Reflita, hoje, sobre o glorioso e todo-poderoso Deus do Universo descendo às profundezas secretas de sua alma. Reconheça Sua presença, adore-O como Ele vive dentro de você, fale com Ele e ame-O.

Oração do Dia

Glorioso Senhor, ajude-me a sempre erguer meus olhos para o céu em oração. Que eu possa me voltar constantemente para Ti e Seu Pai. Nesse olhar orante, que eu também te descubra vivo na minha alma onde tu és adorado e amado. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.