Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (30/05)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária da 7ª Semana da Páscoa, segunda-feira, 30 de maio de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do Dia de Hoje e Evangelho com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 19,1-8)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”

3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.

6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 67)

— Reinos da terra, cantai ao Senhor.

— Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

— Mas os justos se alegram na presença do Senhor; rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exultai diante dele!

— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 16,29-33)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Você passou a crer em Jesus? Quão profunda é essa fé? E por que você acredita? Você está pronto e disposto a manter essa fé, não importa o que aconteça? Você está pronto para segui-Lo, mesmo que seja difícil e impopular? Você está pronto para sofrer como resultado de sua fé? Estas são questões importantes. São perguntas que devemos responder tanto quando é fácil ser cristão quanto quando é difícil.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

É fácil ser cristão e seguir Jesus quando todo mundo está fazendo isso. Por exemplo, em um batizado ou casamento é normal querer pertencer e deixar que os outros saibam do nosso apoio e crença no que estão fazendo. Mas e aqueles momentos em que sua fé é ridicularizada ou rebaixada? Ou quando você tem que fazer a difícil escolha de se afastar das pressões culturais e se destacar por sua fé? Estes são tempos mais desafiadores para ser um seguidor de Cristo.

No Evangelho de hoje, havia muitos que estavam analisando os ensinamentos de Jesus, ouvindo-O e falando sobre Ele. Parece claro que o consenso era que Jesus era um homem de santidade e um grande profeta. Muitos estavam chegando a acreditar que Ele era o Messias. Portanto, houve uma espécie de momento positivo presente que tornou mais fácil para muitas pessoas dizerem que acreditavam Nele e acreditavam que Ele veio de Deus.

Jesus rapidamente mostra a eles que, embora creiam agora, chegará um tempo em que quase todos O abandonarão, quando estiverem dispersos, e O deixarão em paz. Esta é obviamente uma profecia de Sua perseguição e crucificação vindoura.

Um dos maiores testes de nossa fé é ver quão fiéis somos quando seguir a Cristo não é tão popular. É nesses momentos, mais do que nos momentos fáceis, que temos a oportunidade de manifestar nossa fé e aprofundar nossa determinação de ser cristão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

Reflita, hoje, em quão profundo é o seu compromisso com Cristo. Você está pronto para segui-lo até a cruz? Você está disposto a desistir de tudo para segui-lo? Espero que a resposta seja um sim definitivo. Deve ser um “sim” que dirija nossas vidas, não importa a situação da vida em que nos encontremos.

Oração do Dia

Senhor, eu creio. Ajude-me a deixar que a fé em Ti permaneça forte em todos os momentos. Ajuda-me a dizer sim a Ti e a viver esse sim sempre. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *