Liturgia Diária – Batismo do Senhor, Segunda-feira (09/01/2023)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 9 de janeiro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Profeta Isaías 42,1-4.6-7

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Assim fala o Senhor: 1’Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele,ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.’ 6’Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 28 (29)

– Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

– Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!

– Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.

– Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: ‘Glória!’ É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!

2ª Leitura

Segunda Leitura (At 10,34-38)

Livro dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 3, 13-17

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

-Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9, 7)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, 13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” 15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. 17E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

A Festa do Batismo do Senhor conclui para nós o Tempo de Natal e nos faz a transição para o início do Tempo Comum. Do ponto de vista bíblico, esse evento na vida de Jesus é também um momento de transição de sua vida oculta em Nazaré para o início de seu ministério público. Ao comemorarmos esse evento glorioso, é importante refletir sobre uma pergunta simples: por que Jesus foi batizado? Lembre-se de que o batismo de João foi de arrependimento, um ato pelo qual ele convidou seus seguidores a abandonar o pecado e se voltar para Deus. Mas Jesus não tinha pecado, então qual foi a razão de Seu batismo?

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Em primeiro lugar, vemos na passagem citada acima que a verdadeira identidade de Jesus se manifestou por meio de Seu humilde ato de batismo. “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”, falou a voz do Pai Celestial. Além disso, somos informados de que o Espírito desceu sobre Ele na forma de uma pomba. Assim, o batismo de Jesus é em parte uma declaração pública de quem Ele é. Ele é o Filho de Deus, uma Pessoa divina que é um com o Pai e o Espírito Santo. Esse testemunho público é uma “epifania”, uma manifestação de Sua verdadeira identidade para que todos vejam enquanto Ele se prepara para iniciar Seu ministério público.

Em segundo lugar, por Seu batismo, a incrível humildade de Jesus se manifesta. Ele é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, mas deixa-se identificar com os pecadores. Ao participar de um ato focado no arrependimento, Jesus fala muito por meio de Sua ação de batismo. Ele veio para se unir a nós pecadores, para entrar em nosso pecado e entrar em nossa morte. Ao entrar na água, Ele simbolicamente entra na própria morte, que é o resultado do nosso pecado, e ressurge triunfante, permitindo que nós também ressuscitemos com Ele para uma nova vida. Por isso, o batismo de Jesus foi uma forma Dele “batizar” as águas, por assim dizer, para que a própria água, a partir daquele momento, fosse dotada de Sua presença divina e pudesse ser comunicada a todos os que forem batizados depois Dele. Portanto, a humanidade pecadora agora é capaz de encontrar a divindade por meio do batismo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Por fim, quando participamos desse novo batismo, por meio da água que agora foi santificada por nosso divino Senhor, vemos no batismo de Jesus uma revelação de quem nos tornamos Nele. Assim como o Pai falou e O declarou como Seu Filho, e assim como o Espírito Santo desceu sobre Ele, também em nosso batismo nos tornamos filhos adotivos do Pai e somos cheios do Espírito Santo. Assim, o batismo de Jesus dá clareza sobre quem nos tornamos no batismo cristão.

Oração do Dia

Senhor, eu Te agradeço pelo Seu humilde ato de batismo pelo qual Vós abristes os Céus para todos os pecadores. Que eu possa abrir meu coração à graça insondável do meu próprio batismo todos os dias e viver mais plenamente com vós como um filho do Pai, cheio do Espírito Santo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *