Mundo dos Católicos

Liturgia Diária (20 de abril de 2020)

Liturgia diária de segunda-feira, 20 de abril de 2020.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Você também pode acompanhar diariamente o Salmo do Dia aqui no Mundo dos Católicos.

A liturgia diária

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A liturgia diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A liturgia diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que magnifica: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

A Liturgia Diária na Igreja Católica

Liturgia Diária

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, or volta de XVI.

A liturgia diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A liturgia diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Reflexão

Você nasceu de novo? Esta é uma pergunta comum entre muitos dos cristãos evangélicos. Mas é uma pergunta que devemos nos perguntar também. Então é você? E o que isso significa exatamente?

Leia mais:  Liturgia Diária - sexta-feira, 15/05/2020

Espero que cada um de nós responda a essa pergunta com um sincero “Sim!” A Escritura é clara que devemos receber um novo nascimento em Cristo. O velho eu deve morrer e o novo eu deve renascer. É isso que significa se tornar um cristão. Nós assumimos uma nova vida em Cristo.

Nascer de novo acontece pela água e pelo Espírito Santo. Isso acontece no batismo. Quando somos batizados, entramos nas águas e morremos com Cristo. Ao nos levantarmos das águas, renasceremos nele. Isso significa que o batismo faz algo verdadeiramente surpreendente em nós. Isso significa que, como resultado do nosso batismo, somos adotados na própria vida da Santíssima Trindade. O batismo, para a maioria de nós, aconteceu quando éramos crianças. É uma daquelas coisas em que não pensamos com muita frequência. Mas deveríamos.

O batismo é um sacramento que tem um efeito contínuo e eterno em nossas vidas. Implanta um caráter indelével em nossas almas. Esse “caráter” é uma fonte constante de graça em nossas vidas. É como um poço de graça que nunca seca. Deste poço, somos constantemente nutridos e renovados para viver a dignidade que somos chamados a viver. Deste poço nos é dada a graça que precisamos para viver como filhos e filhas de nosso Pai Celestial.

Reflita hoje sobre seu próprio batismo. A Páscoa é um tempo mais do que qualquer outro quando somos chamados a renovar este Sacramento. Água benta é uma boa maneira de fazer exatamente isso. Talvez da próxima vez que estiver na igreja, seria bom lembrar-se conscientemente do seu batismo e da dignidade e graça que você recebeu através deste sacramento, fazendo um sinal da cruz na sua testa com água benta. O batismo transformou você em uma nova criação. Procure entender e viver a nova vida que você recebeu durante a época da Páscoa.

Leia mais:  Evangelho do Dia - domingo, 24/01/2021

Pai Celestial, hoje renovo meu batismo. Para sempre, renuncio ao pecado e professo minha fé em Cristo Jesus, seu Filho. Dá-me a graça de que preciso para viver a dignidade para a qual fui chamado. Jesus eu confio em vós.

Liturgia Diária com Reflexão

Além da liturgia diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do evangelho do dia. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

A História da Liturgia Diária

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia Diária na Missa

A liturgia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A liturgia diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Utilizada nas missas, a liturgia também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

Leia mais:  Liturgia Diária - Quinta-feira, Natividade de São João Batista, 24/06/2021

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a liturgia diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a liturgia diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

A Liturgia nos dias de hoje

A Liturgia diária é vista por muitos como sendo um rito que trás uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.