Liturgia Diária – 11º Domingo do Tempo Comum (18/06/2023)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 18 de junho de 2023.

Confira diariamente a Liturgia Diária Hoje dos Católicos em nosso site. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos: Primeira Leitura, Evangelho e Oração do Dia.

1ª Leitura

Primeira leitura: Êxodo 19,2-6

Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias, os israelitas, 2partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou ali suas tendas, defronte da montanha. 3Moisés, então, subiu ao encontro de Deus. O Senhor chamou-o do alto da montanha, e disse: ‘Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos filhos de Israel: 4Vistes o que fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim. 5Portanto, se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida dentre todos os povos, porque minha é toda a terra. 6aE vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 99 (100)

– Nós somos o povo e o rebanho do Senhor.

– Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

– Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

– Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

2ª Leitura

Segunda leitura: Romanos 5, 6-11

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 6Quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. 9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 11Ainda mais: Nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9, 36-10, 8

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– O reino do céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no evangelho! (Mc 1,15);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37’A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!’ 10,1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: ‘Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

– Palavra da Salvação

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta passagem do Evangelho de hoje começa por nos revelar o Coração de Jesus. Seu Coração é aquele que é “movido de piedade”. Quando Jesus olhou para a multidão diante Dele, Ele pôde ver que eles estavam “atribulados e desamparados, como ovelhas sem pastor”. A visão deles evocou compaixão, preocupação e misericórdia dentro Dele. Esta é uma bela imagem para ponderar em oração.

Enquanto Jesus olha para você, Ele olha para você como Ele olhou para as multidões há muito tempo. Ao fazê-lo, as mesmas profundezas de misericórdia e compaixão são evocadas em Seu Sagrado Coração. Às vezes, quando pensamos em Deus, nos permitimos ter percepções imprecisas de quem Ele é e como Ele nos vê. Se você não vê regularmente o compassivo Coração de Jesus, então pondere esta passagem e saiba que Seu Coração de amor por você é o mesmo que era pelas multidões.

A segunda parte da passagem acima nos revela uma das maneiras pelas quais Jesus nos alcança. Ele é o “dono da colheita” que chamou outros para Si e os enviou para ministrar em Seu nome e com Sua autoridade. As linhas que seguem o Evangelho citado acima nos dizem que Jesus imediatamente “convocou seus doze discípulos e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos para expulsá-los e curar toda doença e enfermidade”.

Ao olhar para sua própria vida, suas lutas, suas necessidades espirituais e seu desejo de crescer na fé, como Deus tem alimentado você? Através de quem Ele falou com você? Esse pastoreio acontecerá por sua participação na Missa, por meio do Sacramento da Confissão, por meio da santa pregação, por meio da palavra escrita, por meio do testemunho inspirado de outro e de muitas outras maneiras. O que é útil ponderar é que sempre que você encontrou a graça de Deus por meio de outra pessoa, isso aconteceu porque o Senhor da Colheita escolheu enviar um trabalhador para você. Quando um bom fruto é gerado em sua vida, foi Deus quem iniciou essa boa obra por meio de outra pessoa, pela misericórdia e compaixão de Seu Sagrado Coração.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre a imagem de Jesus olhando para você com amor e escolhendo enviar Seus ministros a você em Seu nome e com Sua autoridade. Preste atenção especial em como Deus tem falado com você recentemente. Se for através de um livro em particular, continue lendo. Se for por meio de certo pregador do Evangelho, continue ouvindo. Se for através de uma determinada conversa com um amigo, cônjuge ou ente querido, continue falando. Deus ama você, tem um coração cheio de compaixão por você e continuará a alcançá-lo de muitas maneiras diferentes, especialmente enviando outras pessoas a você em Seu nome.

Oração do Dia

Meu Senhor e Mestre, você procura trazer uma colheita abundante de graça em minha vida. Você continuamente inspira os outros a agirem como instrumentos do Seu amor e falar comigo através deles, chamando-me para Ti. Que eu esteja sempre aberto às muitas maneiras pelas quais Você vem a mim, e que eu sempre receba Sua santa Palavra através dos ministros que Você me envia. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária Hoje, é comum que nas missas o celebrante, faça uma reflexão do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita geralmente por interpretação livre.

O principal ponto da Liturgia Diária, é o Mistério Pascal, que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *