Liturgia Diária – Nossa Senhora Rainha – Memória, Terça-feira (22/08/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 22 de agosto de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Aqui você fica sabendo qual o Evangelho do Dia de Hoje e acompanha a Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 9,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã.

4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.

6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 112 (113)

— Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Louvai, louvai ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor. Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?

— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo!

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 1,26-38)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Cf. Lc 1,28)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

De acordo com uma tradição, o “buraco da agulha” se referia a um portão na muralha de Jerusalém. Durante o dia, havia um grande portão aberto pelo qual um camelo poderia passar facilmente. Mas à noite, o portão maior estava fechado e havia uma abertura menor no centro do portão que permitia a passagem das pessoas. Um camelo, no entanto, não poderia passar por aquela abertura menor a menos que se ajoelhasse, tivesse sua carga removida de suas costas e então rastejasse por ela. Referindo-se a esta história, Santo Anselmo afirma que “o rico não deveria poder passar pelo caminho estreito que leva à vida, até que tenha se livrado do fardo do pecado e das riquezas, isto é, deixando de amá-los” (Catena Áurea). Então é possível um camelo entrar pelo “buraco da agulha” e, portanto, um rico entrar no Céu? Sim. Mas apenas sob a condição de se ajoelharem, se humilharem e se livrarem da “bagagem” de suas riquezas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Terça-feira (16/04/2024)

Para aqueles que são verdadeiramente ricos nas coisas deste mundo, esta passagem do Evangelho pode ser difícil de ler e refletir. Foi falado em referência ao jovem rico que perguntou a Jesus como ele poderia entrar na vida eterna. A resposta de Jesus foi “vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu”. Com isso, o jovem rico foi embora triste porque estava claramente apegado à sua riqueza.

A explicação de Jesus acima, no entanto, deve dar esperança a qualquer um que luta com essa alta expectativa. Os discípulos ficaram realmente preocupados com o que Jesus disse, e é por isso que Jesus prosseguiu dizendo: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”. Para Deus todas as coisas são possíveis! Esta declaração de fato deve ser cuidadosamente ponderada e acreditada por qualquer pessoa que luta contra o apego excessivo às riquezas materiais. Deve-se notar também que alguém pode se apegar às riquezas, mesmo que não as tenha. O desejo por mais é o apego que precisa ser limpo, não a posse real de riquezas. Na verdade, é possível ter muitas posses e não se apegar a elas. Esta é a beleza da pobreza de espírito. Mas tome cuidado para não presumir que você aperfeiçoou essa bem-aventurança muito rapidamente. A declaração de Jesus acima foi dita por amor àqueles que são excessivamente apegados às coisas deste mundo. Portanto, se este é você, seja misericordioso consigo mesmo e preste muita atenção às palavras de Jesus e à sua própria luta interior com isso.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

Reflita, hoje, sobre esta declaração clara e inequívoca de Jesus. “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.” Você acredita nisso? Você pode aceitar isso? Jesus está falando com você através desta passagem? Novamente, mesmo que você seja materialmente pobre, seu desejo de riquezas é forte? Se assim for, esta passagem se aplica igualmente a você. Permita que esta passagem se acomode em seu coração em oração e tente ser o mais honesto possível consigo mesmo ao lê-la. Não hesite em escolher as verdadeiras riquezas do Céu em vez das coisas passageiras deste mundo. No final, o valor da riqueza espiritual supera infinitamente qualquer coisa que você possua em seu curto período de tempo aqui na terra.

Oração do Dia

Senhor das verdadeiras riquezas, Tu desejas que cada um de nós seja preenchido com uma riqueza espiritual infinitamente maior do que qualquer coisa que possamos obter neste mundo. Por favor, liberte-me do meu apego à riqueza material para que eu possa viver livre desse fardo. Ajude-me a ver o valor dos tesouros de Sua graça e misericórdia e a fazer desta verdadeira riqueza o único foco de minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Reflexão Diária das palavras do Evangelho depois dessa leitura. Esta reflexão é feita em geral por interpretação própria do celebrante.

O ponto mais alto da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *