Liturgia Diária – Quarta-feira da Semana Santa (05/04/2023)

Salmo do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da Quarta-feira da Semana Santa, 5 de abril de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura e o Evangelho do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje e a Oração do aia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 50, 4-9

Leitura do livro do Profeta Isaías:

4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo. 5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas o Senhor Deus é meu auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9Sim, o Senhor Deus é meu auxiliador; quem é que me vai condenar?

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 68 (69)

– Respondei-me, pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.

– Por vossa causa é que sofri tantos insultos e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim!

– O insulto me partiu o coração. Eu esperei que alguém de mim tivesse pena; procurei quem me aliviasse e não achei! Deram-me fel como se fosse um alimento, em minha sede ofereceram-me vinagre!

– Cantando, eu louvarei o vosso nome e, agradecido, exultarei de alegria! Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres e não despreza o clamor de seus cativos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 26, 14-25

– Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!

– Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “O que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. 17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O mestre manda dizer: O meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos'”. 19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?” 23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O desejo de dinheiro pode se tornar um poderoso incentivo para trair nosso Senhor. Nesta passagem do Evangelho, parece claro que a traição de Judas foi baseada em seu desejo de dinheiro. Ele provavelmente tinha algum nível de fé em nosso Senhor, ou não teria se tornado Seu discípulo. Mas mesmo que Judas tivesse algum nível de fé, seu desejo por dinheiro parecia ofuscar a fé que ele pode ter tido.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

Uma das lições centrais que podemos aprender com Judas é que o desejo por dinheiro é um incentivo poderoso para as decisões que tomamos. Muitos dos grandes santos nos ensinaram que o caminho da santidade consiste, primeiro, na purificação de todos os nossos afetos desordenados. E como um dos apegos mais poderosos com os quais muitos lutam é o apego ao dinheiro, esse é um desejo importante a ser purificado em todas as nossas vidas.

É verdade que os bens materiais não são maus quando são usados ​​para o cumprimento da vontade de Deus. Mas o desejo de mais, de excesso, sempre obscurecerá nossa capacidade de ver claramente a vontade de Deus e viver somente para Sua glória.

Depois que Judas traiu nosso Senhor e Jesus foi preso, lembre-se de que Judas “se arrependeu profundamente do que havia feito”. E durante o julgamento de Jesus, Judas voltou aos principais sacerdotes e disse: “Pequei ao trair sangue inocente” em uma aparente tentativa de impedir o julgamento. Mas a morte de Jesus foi desencadeada e não pôde ser interrompida. Como resultado, Judas devolveu o dinheiro e, tristemente, foi se enforcar (Ver Mateus 27:3–5).

O desejo de Judas por dinheiro obscureceu seu pensamento. E seu pecado fez com ele o que o pecado sempre faz. Assim que seu pecado de traição foi cometido, Judas viu as consequências dessa escolha. E as consequências o entristeceram profundamente. Ele aprendeu que escolher o pecado termina com uma promessa vazia. Ele percebeu que trinta moedas de prata não valiam o valor de sua alma. Mas claro, mesmo assim Judas poderia ter se arrependido e recebido a misericórdia de Deus. Mas ele não o fez. Ele simplesmente terminou sua vida em desespero final.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Reflita, hoje, sobre o testemunho de Judas. Use-o como fonte de meditação e autoexame nesta Semana Santa. O que há em sua vida que você deseja mais do que nosso Senhor? Que tentação obscurece seu pensamento e o leva a escolhas que você sabe que terminarão em vazio? Esforce-se para erradicar todo desejo desordenado dentro de você neste dia e escolha sabiamente a vontade de Deus. Não se deixe continuar acreditando nas mentiras que o impedem de fazer de Jesus e de Sua santa vontade o único foco de sua vida.

Oração do Dia

Meu divino Senhor, Tu e somente Tu deve se tornar o foco da minha vida. Tu e Tu sozinho são de maior valor na vida. Ajude-me a abandonar todos os desejos terrenos da vida para que eu não caia nas tentações que levam a promessas vazias e para que eu abrace as promessas verdadeiras e gratificantes que vêm de você. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *