Liturgia Diária – Quinta-feira depois das Cinzas (15/02/2024)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dt 30,15-20)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo dizendo: 15 “Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16 Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la.

17 Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18 eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.

19 Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20 amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele — pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias —, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39,5a)

— É feliz quem a Deus se confia!

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 9,22-25)

— Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!

— Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o Reino de Deus! (Mt 4,17)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22 “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23 Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.

25 Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus sabia que sofreria muito, seria rejeitado e morto. Como você lidaria com esse conhecimento se de alguma forma soubesse disso sobre o seu próprio futuro? A maioria das pessoas ficaria cheia de medo e obcecada em tentar evitá-lo. Mas não nosso Senhor. Esta passagem acima mostra quão decidido Ele estava em abraçar Sua Cruz com confiança e coragem inabaláveis.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Terça-feira (16/04/2024)

Esta é apenas uma das várias vezes em que Jesus começou a dar a notícia aos Seus discípulos sobre o Seu destino iminente. E cada vez que Ele falava dessa maneira, a maioria dos discípulos permanecia em silêncio ou em negação. Lembre-se, por exemplo, de uma dessas reações de São Pedro quando respondeu à predição de Jesus sobre Sua Paixão, dizendo: “Deus me livre, Senhor! Tal coisa jamais acontecerá com vocês” (Mateus 16:22).

Ao ler esta passagem acima, a força, a coragem e a determinação de nosso Senhor transparecem pelo fato de Ele falar de forma tão clara e definitiva. E o que motiva Jesus a falar com tanta convicção e coragem é o Seu amor.

Muitas vezes, o “amor” é entendido como um sentimento forte e bom. É percebido como uma atração por algo ou um forte gosto por algo. Mas isso não é amor na forma mais verdadeira. O amor verdadeiro é uma escolha de fazer o que é melhor para o outro, não importa o custo, não importa o quão difícil seja. O verdadeiro amor não é um sentimento que busca a realização egoísta. O verdadeiro amor é uma força inabalável que busca apenas o bem da pessoa que é amada.

O amor de Jesus pela humanidade era tão forte que Ele foi levado à Sua morte iminente com grande poder. Ele estava inabalavelmente determinado a sacrificar Sua vida por todos nós, e não havia nada que pudesse impedi-Lo de cumprir essa missão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Em nossas próprias vidas, é fácil perder de vista o que realmente é o amor verdadeiro. Podemos facilmente ficar presos em nossos próprios desejos egoístas e pensar que esses desejos são amor. Mas eles não são.

Reflita hoje sobre a determinação inabalável de nosso Senhor de amar sacrificialmente a todos nós, sofrendo muito, suportando a rejeição e morrendo na cruz. Nada poderia tê-lo dissuadido desse amor. Devemos mostrar o mesmo amor sacrificial.

Oração do Dia

Meu amoroso Senhor, agradeço-te pelo teu compromisso inabalável de sacrificar-te por todos nós. Agradeço-te por esta profundidade insondável de amor verdadeiro. Dá-me a graça de que preciso, querido Senhor, para me afastar de todas as formas de amor egoísta, para imitar e participar do Teu amor sacrificial mais perfeito. Eu te amo, querido Senhor. Ajude-me a amar você e os outros de todo o coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *