Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – Sagrado Coração de Jesus, Sexta-feira (24/06/2022)

Liturgia Diária de sexta-feira, 24 de junho de 2022.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Ezequiel 34,11-16)

Leitura da profecia de Ezequiel.

11Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 13Vou retirar minhas ovelhas do meio dos povos e recolhê-las do meio dos países para conduzi-las à sua terra. Vou apascentar as ovelhas sobre os montes de Israel, nos vales dos riachos e em todas as regiões habitáveis do país. 14Vou apascentá-las em boas pastagens, e nos altos montes de Israel estará o seu abrigo. Ali repousarão em prados verdejantes e pastarão em férteis pastagens sobre os montes de Israel. 15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus. 16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito”.

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 22/23

O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.

– O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.

Pelos prados e campinas verdejantes, ele me leva a descansar.

Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças.

– Ele me guia no caminho mais seguro pela honra do seu nome.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7º Domingo do Tempo Comum (20/02)

Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei.

Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

– Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo;

com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

– Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida;

e na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

2ª Leitura

Leitura (Romanos 5,5-11)

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 5o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado. 6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores. 9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 11Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação.

Palavra do Senhor.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lucas 15,3-7)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem (Jo 10,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 3Jesus contou aos escribas e fariseus esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo, assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.

Leia mais:  Evangelho do Dia - Sexta-feira, 32ª Semana do Tempo Comum, 12/11/2021

Palavra da salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Feliz Solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus!

Para alguns, isso pode parecer uma celebração antiga e ultrapassada na Igreja. Pode ser visto como uma daquelas festas antigas que têm pouco significado em nossas vidas hoje. Nada poderia estar mais longe da verdade!

O Sagrado Coração de Jesus é exatamente o que precisamos conhecer, experimentar e receber em nossas vidas hoje. Seu coração, aquele coração que foi trespassado pela lança e de onde fluía sangue e água, é o sinal, símbolo e fonte do amor ardente de sua própria alma. O sangue é uma imagem da Santíssima Eucaristia e a água é uma imagem das águas purificadoras do Batismo.

Esta celebração do Sagrado Coração de Jesus é uma celebração de Jesus derramando sobre nós toda a sua vida e todo o seu amor. Ele não reteve nada que é simbolizado pelo derramamento da última gota deste sangue e água de Seu Coração enquanto Ele jazia morto na Cruz. Embora seja uma imagem muito gráfica, é gráfica para fazer um ponto. O ponto, novamente, é que Ele não reteve nada. Precisamos perceber que Jesus continua a nos dar tudo se estivermos dispostos a recebê-lo.

Se você está achando que precisa conhecer Seu amor mais profundamente em sua vida neste dia, tente passar algum tempo refletindo sobre esta Escritura: “Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.” (João 19,33-34). Passe algum tempo refletindo sobre esse último presente de si mesmo, o presente dessa água e sangue fluindo de Seu Coração ferido. É um sinal de Seu infinito amor por você. Reflita sobre ele sendo derramado especialmente para você. Veja-o, mergulhe nele e esteja aberto a ele. Deixe Seu amor transformar e preencher você.

Leia mais:  Liturgia Diária - Quarta-feira, 22ª Semana do Tempo Comum, 01/09/2021

Oração do Dia

Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós. Eu Te agradeço, querido Senhor, por me dar tudo. Você não escondeu nada de mim e continua a derramar sua vida para o meu bem e para o bem do mundo inteiro. Que eu receba tudo o que você me dá e não retenha nada de você. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.